Geral

Foto: Divulgação

Toda criança gosta de desenhar, rabiscar, misturar tintas e deixar a imaginação fluir. Com o intuito de despertar novos talentos e dar liberdade criativa aos pequeninos, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE/TO) recebe duas exposições de artes plásticas a partir desta terça-feira, 13, até o dia 28 de outubro. As obras foram produzidas por crianças, de 03 a 12 anos, e podem ser conferidas no hall do auditório da sede da Instituição, em Palmas, em horário de expediente.

A iniciativa da Defensoria Pública visa abordar as diversas maneiras de expressão através da arte; proporcionar às crianças, por meio de linguagens, interação significativa e prazerosa afim de que desenvolvam o senso crítico e uma visão de mundo pela ótica da clareza infantil, bem como as habilidades artísticas de cada uma delas.

A Brinquedoteca oferece frequentemente espaço para que as crianças soltem a imaginação com pintura, massinha e desenho, em projeto iniciado há três anos. Como resultado deste trabalho, foi criada a exposição “Fazendo Arte”, com obras produzidas pelos próprios filhos de Assistidos. “Neste ano, as telas focam releituras de obras de Romero Brito. Explico para eles a história do artista, as cores primárias, falo do passo a passo para a pintura e as crianças dão sequência nos desenhos e pinturas”, explica a pedagoga Franceli Costa, uma das responsáveis pela Brinquedoteca da DPE-TO.

Imaginarte

Outra importante exposição que a Defensoria Pública recebe em homenagem ao Dia das Crianças é o projeto “Pequenos Grandes Artistas”, realizado pelo Ateliê de Artes Imaginarte. Cerca de 100 telas estarão expostas em cinco expositores a partir desta terça-feira, 13, realizadas pelos alunos da Imaginarte, crianças de 04 a 10 anos.

A exposição traz telas que fazem uma releitura das obras do artista plástico Waldomiro de Deus, reconhecido internacionalmente como um dos maiores pintores naïfs brasileiros. Na sua arte, ele destaca a religiosidade e a defesa dos direitos humanos como temáticas de seus quadros. Sobre a metodologia adotada, a arteducadora Edineia Avancini relata que o diferencial da escola está em contextualizar a história das artes plásticas. “Trabalhamos com as histórias dos artistas respeitando o traçado e o desenvolvimento de cada criança”, explica.

Programação

Em Palmas, desde o dia 6 de outubro, estão sendo oferecidas no Mês da Criança na Defensoria Pública atividades lúdicas para os filhos dos Assistidos, durante o período de expediente. Durante todo o mês de outubro, a Brinquedoteca está especialmente decorada para receber as crianças e oferece contação de histórias, pintura facial e brincadeiras para o público infantil, por meio do “3º Fazendo Arte - Faça uma Criança Feliz”.

Outra importante iniciativa para o Mês da Criança é a ação “Adote uma Criança”, onde os próprios Servidores beneficiarão filhos de Assistidos, que passaram pela Instituição, com a compra de brinquedos, que serão doados em solenidade no auditório da sede da DPE-TO, na sexta-feira, 16. Na ocasião, haverá ainda apresentação do Coral Canto Nobre e brincadeiras.

A programação em Palmas se encerra no dia 23 de outubro com o seminário “Diagnóstico da Realidade do Sistema Sócio Educativo do Tocantins”, promovido pelo Nudeca – Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente. Quando será apresentado o diagnóstico da força tarefa realizada pela DPE-TO.

Interior

A Defensoria Pública em Porto Nacional também conta com programação especialmente voltada para o Dia das Crianças. O projeto “Acolher e Proteger” acontece no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo do CRAS Esperança e CRAS Vila Nova, na quarta-feira, 14, com palestras sobre o ECA – Estatuto da Criança e Adolescente, bullying, apresentações culturais, animação com palhaços, atividades lúdicas, pintura no rosto e apresentação da cartilha da Defensoria Pública, Defenduca.

Na Brinquedoteca da Defensoria Pública de Guaraí haverá atividades lúdicas e até o final do mês, voltadas para crianças de 2 a 12 anos, filhos dos Assistidos que recebem atendimento. Serão oferecidas brincadeiras, jogos e vídeos educativos com foco na aprendizagem sobre direitos e deveres das crianças.