Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O vencedor da etapa estadual do Prêmio IEL de Estágio na categoria Média Empresa, Sebrae Tocantins, foi premiado com a 3ª colocação na etapa nacional realizada pelo Instituto Euvaldo Lodi na noite desta quinta-feira, 29/10, em Fortaleza. A edição 2015 do Prêmio teve a participação de 125 empresas (privadas, públicas e do Sistema Indústria), 223 estagiários e 79 instituições de ensino público ou privado. A premiação é dividida nas categorias Empresa, Estagiário e Instituições de Ensino.

A  superintendente do IEL Tocantins, Roseli Sarmento, explica que a intenção inicial era estimular as boas práticas de estágio em nível regional e que o reconhecimento e participação na etapa nacional, "não só reforça que o trabalho está na direção certa como também motiva a instituição a continuar nesse caminho".

“Ter o Tocantins entre os melhores do País demonstra que nosso estado tem crescido com muitas oportunidades e qualidade e possibilita a formação dos nossos futuros profissionais”, avalia Roseli. 

Nacional

Durante o evento, o superintendente nacional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Paulo Mol, ressaltou que o estágio é o primeiro contato que o profissional tem com o mercado de trabalho. "Por isso é muito importante aproximar as empresas que tem os melhores projetos nessa área com os novos profissionais. O Prêmio também é uma forma de compartilhar essas práticas com outras empresas", disse.

A estagiária Fernanda Luiza Emediato Fernandes, da Cedisa Central de Aço, do Espírito Santo, foi a vencedora na categoria Estagiário Destaque. Logo depois de receber o prêmio como a melhor do Brasil, ela disse que nem imaginava conquistar esse reconhecimento. "Me esforcei muito, mas sei que tem muitas outras pessoas que também se esforçam diariamente. O mais importante nem é o primeiro lugar, mas é a valorização do estágio", afirmou.

O Prêmio IEL de Estágio foi criado em 2007. As avaliações das empresas e das instituições de ensino têm como foco o processo de gestão dos programas de estágio e o cumprimento da legislação de estágio vigente. A avaliação dos estagiários levou em consideração a aprendizagem trazida pela experiência e os benefícios para a empresa.

Veja as fotos da cerimônia de premiação no Flickr da CNI e a matéria completa com a lista de vencedores no Portal da Indústria.