Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

As mudas de frutas das vitrines são plantadas por etapas

As mudas de frutas das vitrines são plantadas por etapas Foto: Divulgação

Foto: Divulgação As mudas de frutas das vitrines são plantadas por etapas As mudas de frutas das vitrines são plantadas por etapas

A Secretaria Estadual do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) inicia as primeiras atividades preparativas para a Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins 2016). Os técnicos da Diretoria de Política de Agricultura e Agronegócio preparam uma vitrine modelo com uso de tecnologias avançadas para plantio de abacaxi, banana, mamão, maracujá e coco, numa área de um hectare. A feira está prevista para acontecer na segunda semana de maio de 2016.  

As mudas de frutas das vitrines são plantadas por etapas, sendo que neste primeiro momento, os técnicos iniciaram o plantio do abacaxi, e posteriormente as demais. De acordo com o engenheiro agrônomo, Genebaldo Barbosa, a vitrine será um portal de apresentação para os produtores. “As frutíferas serão conduzidas seguindo as normas das boas práticas agrícolas. O abacaxi e a banana seguem as normas técnicas da Produção Integrada”, enfatizou.

O engenheiro explica, ainda, que a intenção de implantar a vitrine é, especificamente, para difundir e transferir tecnologias para aos produtores rurais do Estado. “O Tocantins tem potencial para expandir, ainda mais, o segmento da fruticultura. O mamão, por exemplo, é uma fruta muita consumida mais não produzimos o suficiente para abastecer o mercado local”, explicou.

Espaço

As cinco espécies de frutas serão plantadas numa área de um hectare, sendo que cada espécie de frutas ocupará uma área de aproximadamente 1.600 m². “Neste local faremos o cultivo de boas práticas de manejo, adubação, monitoramento, sanidade e ciclo de plantio, visado à produtividade das frutas”, complementou o engenheiro.