Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Pedro Barbosa

O Fórum de Governadores do Brasil Central chega a sua 6ª edição com a missão maior de efetivar sua estruturação executiva e administrativa. Integrante do Fórum, o governador Marcelo Miranda  retomou, no encontro realizado nesta sexta-feira, 18, discussões em torno do Pacto Federativo brasileiro e defendeu o exercício de uma política regional para subsidiar o desenvolvimento estratégico-integrado das unidades federativas participantes. A reunião foi no Palácio  Rio Madeira, sede do Governo de Rondônia, na capital Porto Velho.

Para o governador do Tocantins, os avanços nas discussões demonstram o empenho dos estados congregados na missão de desenvolver a Região Centro Oeste, por meio da iniciativa e empenho dos governadores participantes.  "Temos avançado nas discussões e nas ações indispensáveis para efetivar nossa atuação. Isso nos deixa confiantes em relação às estratégias utilizadas para o desempenho dos projetos, tendo como base o Consórcio firmado no nosso último encontro, em Brasília [DF]”, disse ele, resumindo: “estamos saindo da teoria para a pratica”.

Compactuando com o pensamento do governador Pedro Taques, do Mato Grosso, Marcelo Miranda retomou a discussão sobre o Pacto Federativo. “Temos que mostrar para o Brasil que os governadores têm que ter voz mais ativa”, disse ele, apontando para necessidade de que os estados sejam melhores atendidos, especialmente no direcionamento de verbas junto aos Fundos de Desenvolvimento das Regiões.

Pauta

A pauta do encontro abordou discussões sobre as ameaças comuns, relacionadas aos Projetos de Lei que tramitam no Congresso Nacional e que podem interferir na arrecadação e receita dos estados, a exemplo da Reforma Tributaria. “Da forma em que se encontra, deve gerar perdas para os estados”, assegurou o presidente do Fórum, Marconi Perillo, governador do Goiás. Outro assunto foi o fechamento do Contrato de Rateio, definindo o aporte de R$ 1,9 milhões iniciais de custeio para subsidiar financeiramente as ações do fórum.

Os próximos encontros ficaram agendados para as seguintes datas e estados: 4 de março, Goiás; 1º abril, Mato Grosso; 6 de maio, Tocantins; 3 de julho, Mato Grosso do Sul; 5 de agosto, Distrito Federal e 2 de setembro, Rondônia. 

Questões Administrativas

Como forma de agilizar a administração do Fórum, alguns nomes foram apresentados para exercer funções junto à Secretaria Executiva e ao Conselho Executivo do Brasil Central: Cristino Câmara, empresário que compõe a Organização Jaime Câmara, para a Secretaria Executiva; Thiago Camargo, advogado e gestor, para a Secretaria Executiva. Marcelo Tomé, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), Roberto Pires, presidente da Fieto e Gustavo Oliveira, vice-presidente da Federação das Indústrias no estado de Mato Grosso (Fiemt) devem assumir posições administrativas no Conselho, representando os seus respectivos estados. 

Participações

Sob a presidência do governador de Goiás, Marconi Perillo, o Fórum Brasil Central contou com a participação, além de Marcelo Miranda, dos governadores: Pedro Taques, do Mato Grosso; Reinaldo  Azambuja, Mato Grosso do Sul; Rodrigo Rollemberg, Distrito Federal e o anfitrião desta edição, Confúcio  Moura, de Rondônia. Também estavam presentes: Sérgio Sampaio, chefe da Casa Civil do Governo Federal; o senador Petecão, do Acre; e secretários e subsecretários da Administração dos estados.

Propostas

Por meio do Fórum, os governadores defendem propostas para a agropecuária, logística, industrialização, educação, visando principalmente o fomento do empreendedorismo do Brasil Central.