Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

No próximo dia 4 de março encerra o prazo para a Revisão Eleitoral e Recadastramento Biométrico, conforme definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No Tocantins, nessa reta final, o atendimento será intensificado nas 12 zonas eleitorais em Revisão. As novas estratégias de mobilização foram definidas durante reunião nesta terça-feira, 2, entre a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargadora Ângela Prudente e os juízes eleitorais das ZE’s. Na oportunidade, também foram avaliadas as ações desenvolvidas até o momento.  

“Quero agradecer a toda equipe das zonas eleitorais que trabalharam durante o recesso do judiciário, fizeram plantão nos fins de semana e que tiveram o compromisso de conscientizar o cidadão sobre a importância do voto e das escolhas que afetam a todos nós. Agora nessa reta final, em que o prazo está chegando ao fim, vamos intensificar ainda mais as nossas ações”, ressaltou a presidente do TRE-TO.

Uma das medidas definidas é realização de plantões aos fins de semana nas maiores ZE’s, como Porto Nacional, Colinas do Tocantins e Guaraí. Outra iniciativa será o retorno de atendimentos itinerantes nos municípios com número maior eleitores faltantes.

Nos últimos cinco meses a Justiça Eleitoral se mobilizou com ações estratégicas de comunicação nas rádios locais, reuniões com líderes políticos, religiosos e dos poderes executivo e judiciário. Porém, 83 mil eleitores dos 53 municípios que correspondem as 12 zonas eleitorais ainda não fizeram a Revisão e o Recadastramento Biométrico. Quem não atender à convocação da Justiça Eleitoral dentro do prazo terá o título de eleitor cancelado, ficando impedido de tomar posse em concursos públicos, ingressar em faculdades públicas, retirar passaporte, e até deixar de receber benefícios sociais do Governo Federal, entre outras consequências.

O juiz eleitoral da 17ª ZE de Taguatinga, Iluipitrando Soares Neto, destacou a importância do comparecimento para a Revisão Eleitoral. “O município também pode vir a perder recursos do Tesouro Nacional. Por isso, fizemos reunião com lideranças políticas da região buscando parceria”, disse.

Com 50.674 eleitores, o maior quantitativo em processo de revisão eleitoral, a 3ª ZE de Porto Nacional tem realizado plantões. Somente neste fim de semana mais de 1.300 eleitores foram atendidos. “Continuaremos intensificando as ações durante todo o mês de fevereiro”, afirmou o juiz eleitoral, Adhemar Chúfalo.

Carnaval

Alguns juízes relataram que muitos dos eleitores não residem no município, mas no período de carnaval eles retornam para visitar os familiares. Por isso, as zonas eleitorais de Dianópolis, Taguatinga, Arrais, Natividade, Colinas e Guaraí devem atender em regime de plantão durante o feriado de carnaval.