Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Em seu pronunciamento durante a posse da diretoria da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto) para o biênio 2016/2017, ocorrida na tarde desta última segunda-feira, 15, na Sala de Sessões do Tribunal Pleno, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ronaldo Eurípedes, pregou a união da magistratura estadual em todos os níveis.

Segundo o presidente, os juízes estaduais têm dado resposta adequada às demandas que são submetidos. “Dos 100 milhões de feitos da justiça brasileira, mais de 80 milhões são decididos pelos magistrados estaduais. Nós temos decisões que alcançam diretamente o cidadão. No poder Judiciário estadual se faz a justiça do cidadão”, afirmou.

Em sua opinião, “o momento é de união e de mostrar a atuação da justiça em favor da sociedade. Nós somos o Poder Judiciário. Temos de demonstrar para o país que a magistratura estadual é única”, afirmou.

A juíza Julianne Freire Marques, que assumiu a presidência da entidade em substituição ao juiz auxiliar da presidência do TJTO Roniclay Alves Morais, também disse que pretende estabelecer um diálogo permanente com as instituições essenciais à administração da Justiça e com os servidores do Judiciário, “para que se possa ter uma justiça cada vez mais célere e eficaz”.

O ex-presidente da Asmeto fez uma breve demonstração das realizações em sua gestão, agradeceu o apoio recebido de magistrados, dos desembargadores Ronaldo Eurípedes e Ângela Prudente.

Várias autoridades e juízes prestigiaram a posse da nova diretoria da Asmeto, entre eles o presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Tocantins (ADEPTO), Newton Jardim; presidente da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP), Luciano Casaroti, representando o procurador geral de Justiça; presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Tocantins, Walter Ohofugi; desembargador João Alves, presidente de honra da Asmeto; diretor geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), desembargador Marco Villas Boas; presidente da Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (Anamages), desembargador Magid Nauef Láuar; conselheiro fiscal da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, representando o presidente da entidade; presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargadora Ângela Prudente; Corregedor Geral da Justiça, desembargador Eurípedes Lamounier; e o secretário-chefe da Casa Civil, Télio Leão Ayres, representando o governador Marcelo Miranda.

Perfil da Presidente

Julianne Freire Marque é natural de Colinas do Tocantins/TO, mestre em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, juíza da Infância e Juventude e diretora do Fórum da Comarca de Araguaína. Antes de assumir a presidência da entidade, foi diretora Social, Cultural e de Comunicação da Asmeto.