Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Ronaldo Eurípedes foi afastado do TJ em 28 de abril

Ronaldo Eurípedes foi afastado do TJ em 28 de abril Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Ronaldo Eurípedes foi afastado do TJ em 28 de abril Ronaldo Eurípedes foi afastado do TJ em 28 de abril

Em nota enviada à imprensa, a defesa do desembargador afastado do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ), Ronaldo Eurípedes, informou que respeita a decisão da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que decidiu nesta quarta-feira, 28, manter o desembargador afastado do cargo. Eurípedes é o principal investigado na Operação Madset da Polícia Federal por uma série de supostos atos ilícitos em sua atuação como desembargador no Tocantins.

Ronaldo Eurípedes foi afastado no dia 28 de abril por decisão do ministro do STJ, Og Fernandes. A sessão da Corte que referendou a decisão de Fernandes aconteceu de maneira remota e foi unânime.

O desembargador afastado é investigado de participar de uma suposta organização criminosa suspeita de negociar decisões judiciais no TJ.O advogado e atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins (OAB/TO), Gedeon Pitaluga, também foi alvo de mandado de busca e apreensão em abril.

Segundo a PF, os investigados  são suspeitos de atuarem na negociação, intermediação e elaboração de decisões judiciais para a obtenção de vantagem financeira indevida, utilizando-se, em seguida, de interpostas pessoas, operações em espécie, associações veladas, empréstimos fictícios, contratos de gaveta, transações imobiliárias e atividade rural, para ocultar e dissimular a real origem e propriedade do patrimônio ilícito.

Cerca de R$ 4 milhões em bens dos investigados estão indisponíveis para fins de investigação.

(Com informações da Polícia Federal)