Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O coordenador da bancada parlamentar do Tocantins, Carlos Henrique Gaguim (PMB/TO), usou a tribuna da Câmara dos Deputados nesta última terça-feira, 23, para solicitar ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT o início da construção da Ponte de Xambioá.

Gaguim explicou que a bancada do Estado priorizou como sua emenda impositiva a construção da Ponte de Xambioá. “Então como coordenador, me sinto na obrigação de solicitar o início dessa obra tão importante para o nosso Estado. Esta ponte proporcionará a logística necessária para o escoamento de nossa produção agrícola e com isso promoverá o desenvolvimento econômico do Tocantins”, disse.

A região do Matopiba, que abrange 337 municípios e 31 microrregiões nos quatro estados que a compõe, com 73 milhões de hectares de área, com capacidade de produção, também será beneficiado com a obra.

Na região é visível a consolidação de um agronegócio calcado em tecnologias modernas e na alta produtividade e a Ponte de Xambioá dinamizará o escoamento da produção agrícola beneficiando a logística de Tocantins e dos demais estados dessa região, segundo o deputado, já que ligará definitivamente o Tocantins ao Estado do Pará.

Neste contexto o deputado disse que a ponte de Xambioá favorecerá o transporte, principalmente de grãos, na região do Matopiba, “trazendo, além do otimismo, os investimentos no aumento da capacidade produtiva. A Ponte de xambioá é uma grande alternativa para superar a deficiência de infraestrutura nesta região”, concluiu o parlamentar.