Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A convite do deputado federal Irajá Abreu (PSD-TO), o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Idilvan Alencar, estará em Palmas na próxima segunda-feira, 29, para ministrar uma palestra sobre o novo ciclo do Plano de Ações Articuladas (PAR).

O ciclo 2016/2019 do PAR está em fase de preenchimento do diagnóstico, ou seja, está sendo levantada as informações necessárias do município em relação as demandas da Educação. Visando que as orientações sejam multiplicadas, o deputado Irajá Abreu sugere que todos os gestores municipais e secretários municipais de educação participem do evento, no intuito de  se capacitarem para atender as exigências do FNDE.  “É muito importante que todos possam participar, para que os municípios utilizem o PAR de forma adequada auxiliando no planejamento e gestão de programas e ações na área educacional”.

Além de ser pré-requisito para receber auxílio técnico e financeiro do Ministério da Educação em diversas ações, o PAR é um importante instrumento de gestão educacional. A partir de um diagnóstico minucioso de cada rede de ensino, pode-se apontar as prioridades e as melhores ações para solucionar os gargalos encontrados.

Dentro deste novo ciclo do PAR, que engloba o período 2016-2019, pode-se  também ressaltar os novos módulos de educação infantil, que permitem aumento na capacidade de unidades do Programa Proinfância, e as creches verticais, que devem possibilitar aos municípios brasileiros com limitações de terreno – especialmente as grandes cidades – a construção de novos equipamentos educativos.

Além da palestra serão realizadas oficinas que vão capacitar os gestores educacionais do Tocantins sobre  o FNDE Soluções Locais (antes conhecido como Escritório FNDE) de como prestar atendimento individualizado aos agentes municipais e estaduais. Será uma oportunidade única para que os gestores municipais e secretários possam tirar dúvidas e buscar soluções sobre os programas e ações do FNDE.