Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Deputado Olyntho Neto é o autor do projeto de decreto legislativo que susta a portaria do Detran

Deputado Olyntho Neto é o autor do projeto de decreto legislativo que susta a portaria do Detran Foto: Koró Rocha.

Foto: Koró Rocha. Deputado Olyntho Neto é o autor do projeto de decreto legislativo que susta a portaria do Detran Deputado Olyntho Neto é o autor do projeto de decreto legislativo que susta a portaria do Detran

Foi aprovado na tarde desta última sexta-feira, 18, em sessões extraordinárias, o projeto de decreto legislativo do deputado estadual Olyntho Neto (PSDB) que susta os efeitos da portaria nº 143/2015 do Detran. 

No documento, o Departamento de Trânsito estabeleceu como obrigatória a vistoria para veículos zero km, e outras inspeções periódicas: anuais, para automóveis com mais de dez anos; bienais, para os carros com mais de três anos; e para os casos de emissão de segunda via de Certificado de Registro do Veículo (CRV), transferência de domicílio, de proprietário e em casos de requisições judiciais.

Olyntho alega que a competência constitucional para legislar sobre o assunto é da União e não do Estado do Tocantins. Para isso, ele cita o artigo 22 da Constituição Federal, jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 3.323 e o Código Brasileiro de Trânsito que, no artigo 12, dispõe que cabe aos conselhos federais de trânsito estabelecer a periodicidade da vistoria de veículos.