Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Comitê de Compras Governamentais do Fórum Estadual das Micro e Pequenas Empresas do Tocantins (Femep-TO) em mais uma reunião ordinária, realizada nessa terça-feira, 29, em Palmas, estabelece como prioridade,  para a ampliação da participação de microempresas em licitações públicas, a realização de capacitações voltadas tanto para o setor público quanto para fornecedores do Estado.

“O que se nota é que os empresários tem pouca informação sobre como participar ou como funciona o processo de licitação. E a capacitação vai permitir que eles conheçam as modalidades de licitação, os prazos de entrega e a documentação necessária de cada uma”, explica Francymara Pires de Brito que é gerente de Competitividade da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden) e coordenadora do Comitê.

Francymara Brito conta ainda que no ano passado foram realizadas capacitações com servidores estaduais e um seminário voltado ao microempreendedor e interessados no tema, em parceria com o Sebrae. A proposta é dar continuidade a este trabalho durante este ano. “Isto ainda vai ser definido no nosso plano de trabalho”, destaca. A proposta é ampliar a participação de micro e pequenas empresas como fornecedores de órgãos públicos.

Durante a reunião também foram escolhidos os coordenadores do Comitê. Francymara Pires de Brito da Seden foi indicada como coordenadora do setor público e Marcos Jair de Aguiar da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Tocantins (Femicro) foi eleito coordenador do setor privado.

Ainda, dentre as pautas da reunião estavam o levantamento dos planos de trabalho do Comitê dos anos de 2013 e 2014 e das propostas que foram implementadas e que poderiam ser aproveitadas, a formulação de novas propostas para o Plano de Trabalho deste ano e a adequação do Decreto nº 4.769/2013 à Lei 147/2014.

A reunião do Comitê contou a presença do secretário-executivo do Fórum, Eremilson Leite, que é diretor de Desenvolvimento Econômico, da secretária técnica do Femep, Viviane Carvalho, servidora da Seden e de representantes de órgãos e instituições parceiras.