Visando atender a solicitações dos produtores rurais da região noroeste do Estado, equipes da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) estão promovendo ações de controle da raiva dos herbívoros (bovinos, equídeos, ovinos e caprinos), nos municípios de Colmeia e Itaporã. As atividades envolvem palestras e capturas de morcegos hematófagos, maior transmissor da doença na zona rural, além de monitoramento de abrigos cadastrados.
Para o presidente da Adapec, Humberto Camelo, as ações são contínuas e intensificadas quando solicitadas, pois visam controlar a doença que causa grandes prejuízos econômicos aos produtores rurais e pode ser transmitida ao homem. “Contamos com a parceria dos produtores rurais que têm notificado a Agência quando há sugadura de morcegos nos animais e sobre o aparecimento de abrigos. Mas reiteramos que a forma mais eficaz de prevenção é a vacinação do rebanho”, destaca.
De acordo com a gerente de sanidade animal da Adapec, Michelly Shuailla, mesmo a vacinação sendo obrigatória apenas em sete municípios do Estado é importante a conscientização de todos os pecuaristas em preservar a saúde dos animais. “Todos os herbívoros podem ser vacinados, indiferente da idade ou sexo. A primeira dose pode ser dada logo no primeiro mês de vida e um reforço com 30 dias, depois poderá ser realizada anualmente”, explica.
Desde 1º de novembro de 2015, a vacinação contra a raiva passou a ser obrigatória nos municípios de Porto Nacional, Brejinho de Nazaré, Ponte Alta do Tocantins, Monte do Carmo, Colinas do Tocantins, Bandeirantes e Palmeirante, após a constatação de incidência de focos de raiva nestas regiões, conforme a Portaria nº 444, de 02 de outubro de 2015.
A Adapec alerta que, em caso de suspeita de raiva ou sugadura de morcegos hematófagos em animais, o produtor deve procurar imediatamente a unidade da Agência mais próxima. Se precisar de mais informações entrar em contato pelo Disque Defesa 0800 63 11 22.
Mais ações
Entre os dias 21 e 28 de abril, as equipes estarão promovendo as ações de controle da raiva dos herbívoros, nos municípios de Campos Lindos e Goiatins.