Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Após o nascimento o bebê passa por alguns testes a fim de verificar a saúde nos primeiros dias de vida. Dentre as avaliações estão o Teste da Linguinha, um exame que identifica alterações no frênulo, membrana que liga a língua à parte inferior da boca, também conhecido como freio. A partir desse ano de 2016 os recém-nascidos no Hospital Materno Infantil Tia Dedé, em Porto Nacional, contam com exame que é realizado por uma equipe multiprofissional e humanizada.

Segundo a diretora geral, Edith Aires, é uma satisfação realizar o Teste da Linguinha no hospital Tia Dedé, pois além de verificar se não haverá problemas na fala e também se o recém-nascido está conseguindo mamar, o exame é indolor e isso traz uma grande tranquilidade a mãe. “ Seguimos os 10 passos para o sucesso do Aleitamento Materno e garantir para a mãe que o bebê não terá dificuldades para mamar é a nossa missão”, ressaltou.

A cirurgiã-dentista Mariela Rodrigues explicou que todos os dias os profissionais passam nos leitos orientando às mães sobre a higienização bucal dos bebês e já realizam o teste da linguinha. “Orientamos com relação à higienização da boca do bebê sempre após a amamentação com apenas uma fralda ou gaze umedecida em água filtrada, enfatizando o horário noturno, quando a boca do bebê possui um ressecamento natural”, explicou.

A profissional ainda ressaltou a importância de se ter uma língua bem posicionada e tonificada para o posicionamento ideal dos dentes, mastigação adequada, pronúncia e dicção perfeita das palavras.

Teste obrigatório

O teste da linguinha tornou-se obrigatório em todas as maternidades da rede pública e privada do Brasil pela lei 13.002/2014, sendo já realizado pelo Hospital e Maternidade Dona Regina. 

O teste pode ser feito por qualquer profissional de saúde, desde que capacitado para isso, mas geralmente é realizado por fonoaudiólogos e cirurgiões-dentistas.

O Tia Dedé adotou o protocolo de Martinelli, a ser seguido durante o teste. Com isso, todo recém-nascido diagnosticado anatomicamente com frênulo lingual curto precisará da frenulotomia, um procedimento cirúrgico simples e rápido que deve ser realizado nas primeiras 24 horas de vida do bebê.

É importante lembrar que a indicação do procedimento ocorre só nos casos que a criança tiver dificuldade no processo de sucção e de deglutição ou durante a mastigação e fala.

A equipe do Tia Dedé que realiza o procedimento é composta por cinco cirurgiões-dentistas que se revezam por meio de plantão. Quando os profissionais detectam o problema da “língua presa”, buscam a ajuda do fonoaudiólogo a fim de verificar a necessidade da pequena cirurgia.

Uma mãe que ficou satisfeita com o serviço foi a moradora de Aliança, Mariely Lira da Silva, de 21 anos. “O atendimento dos profissionais foi muito bom. Fiquei aliviada após o teste e está tudo bem com minha filha. Quando ela crescer vai falar certo as palavras”, disse.

O que teste avalia?

O teste avalia anatomicamente o frênulo lingual dos bebês com o objetivo de verificar se o posicionamento é adequado ou curto demais, podendo prejudicar no processo de amamentação ou de fala.

A língua participa das funções de sucção, deglutição, mastigação e fala. O frênulo possibilita e favorece os movimentos linguais.

Sobre o hospital

O Hospital e Maternidade Tia Dedé também colabora para o planejamento familiar no controle de natalidade por meio de métodos contraceptivos e esterilização voluntária, além de oferecer serviços de internação. 

A unidade conta ainda com serviços de imagem, ultrassonografia e raio-X, análises clínicas, patológicas e teste do pezinho. O hospital é referência para atender aos 13 municípios da Região de Saúde Amor Perfeito.