Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Gurupi

Gurupi Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Gurupi Gurupi

O número de eleitores nas três principais cidades do Tocantins teve um aumento significativo em relação à última eleição municipal, em 2012. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nos últimos quatro anos Gurupi, Palmas e Araguaína ganharam novos eleitores. Entre as três maiores cidades do Estado, Gurupi foi a que mais aumentou, proporcionalmente passando de 47.960 em 2012 para 55.257 eleitores em 2016, uma evolução de 15,2. Palmas evoluiu 14,3 e Araguaína 4,6.

Gurupi ainda ficou à Frente de Porto Nacional que teve evolução de 9,0 e Paraíso do Tocantins com 14,1 segundo o mesmo levantamento. Os dados também foram divulgados pelo Jornal do Tocantins na edição desta terça-feira, 26 de julho.

Esse número reflete um cenário positivo na principal cidade da Região Sul, isso porque com novos alistamentos, revisões e transferência de domicílio significa um crescimento da economia do município e que a cidade está atraindo cada vez mais pessoas. “Mudei para Gurupi há pouco mais de 5 meses e já tratei de transferir meu título para cá. Foi sossegado pois procurei o cartório ainda no prazo”, destacou  a artista Juliana Oliveira que antes residia em Goiânia.

Outro dado importante é que quando o eleitorado cresce, normalmente é porque há uma participação dos jovens. No Tocantins são 8.159 eleitores homens com faixa etária de 16 anos e 7.888 mulheres nesta faixa etária.