Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

“O nosso plano de governo tem a cara da nossa cidade”, declarou Zé Roberto durante o encontro com vereadores e militantes do Partido dos Trabalhadores (PT), na tarde desta última sexta-feira (29), no diretório metropolitano da sigla. O candidato homologado a prefeito da capital explica que sua plataforma de governo foi construída por meio do diálogo com diversos setores da sociedade, “Aqui estão as demandas, anseios e sonhos da população”, ressalta. Zé Roberto disse ainda que o alinhamento com os vereadores é fundamental para a condução de sua campanha.

Elaborado a partir de cinco eixos, o plano de governo foi construído por meio de conversas, reuniões e pesquisas realizadas durante os últimos meses. Entre eles está o “Direito à Cidade”, cujo o objetivo é criar, com a participação da população, os canais de diálogo entre todos os setores responsáveis pela integração urbana, envolvendo moradia, transporte, segurança, saúde, esporte e educação. De acordo com a proposta, o enfrentamento dos problemas da cidade passam necessariamente por uma solução conjunta a fim de continuar a construir uma cidade melhor para todos.

No eixo “Respeito a diversidade” o plano defende que a defesa dos direitos humanos e das conquistas sociais é parte indissociável do exercício pleno da condição de cidade que acolheu a todos os que queriam participar de seu processo de construção. Ou seja, pessoas vindas de todos os cantos do Brasil e do mundo, com seus hábitos, costumes, culturas, e visões diferentes. Palmas possui um patrimônio humano rico e diverso e é dever da gestão pública valorizar, respeitar e defender a diversidade em todas as suas manifestações, sejam elas culturais, afetivas, sociais, religiosas e política. A democracia se vale pelo do acesso irrestrito à cidadania.

Já a “Formação Cidadã” objetiva garantir a capital mais jovem do País a efetivação dos direitos sociais num mundo em constante mudança, no qual as fronteiras se dissolvem e a livre circulação de pessoas, ideias e bens se horizontaliza. Na proposta de Zé roberto, se defende que é dever do gestor valorizar o serviço público e garantir à população o acesso a serviços básicos de qualidade; investir em áreas estratégicas de desenvolvimento, como educação, cultura, saúde, segurança, meio ambiente e esportes; respeitar os direitos da criança, do adolescente e do idoso; elaborar políticas públicas voltadas para a defesa todos, principalmente para os grupos em situação de risco. Para isso, é preciso assegurar programas de moradia, transporte público e segurança alimentar, incentivar a parceria com a iniciativa privada com vistas a promover o desenvolvimento econômico sustentável e a preservação das zonas urbana e rural do município também estão previstos nesse eixo.

Em “Participação Popular” a proposta de Zé Roberto defende que uma cidade só será democrática se todos os seus cidadãos e cidadãs forem responsáveis pela condução de políticas públicas, na aplicação eficiente dos recursos. A participação efetiva da comunidade na definição do orçamento municipal e no estabelecimento das prioridades que contemplem os verdadeiros anseios da população é uma das propostas do petista.

E por último o eixo “Capital Sustentável” que tem o desafio de traçar, junto a todos os setores da sociedade, estratégias de ação que garantam medidas de proteção do patrimônio natural, com vistas a potencializar o uso inteligente desses recursos, bem como a promoção de uma infraestrutura que não prejudique a natureza e combata o turismo predatório. O meio ambiente e toda a cadeia econômica por ele gerada só receberão a devida atenção no momento em que sociedade e gestão pública se reconhecerem corresponsáveis por sua preservação.