Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Nielcem Fernandes

Com a presença de mães, servidores e parceiros do Banco Leite Humano, a Semana de Aleitamento Materno 2016 no Tocantins foi aberta oficialmente nesta segunda-feira, 1º, no Hospital e Maternidade Dona Regina, em Palmas. Com o tema nacional “Amamentação: Faz bem para o seu filho, para você e para o planeta”, a semana lembra a importância da amamentação para o desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades sociais. 

Também nesta segunda foi aberto o Agosto Dourado, mês dedicado ao incentivo a amamentação. “Nesse mês a gente usa como símbolo o laço dourado incentivando a amamentação. O dourado é porque o leite materno é padrão ouro na amamentação do bebê. O laço tem dois lados, um dos lados é a mãe e outro é o bebe, eles são iguais porque os dois são importantes, da mesma forma, para que a amamentação tenha sucesso. O nó representa o pai, o companheiro, a família e a sociedade que precisam dar apoio para que esse laço fique firme. E as duas pontas simbolizam o futuro, os seis meses de amamentação, que se possível, deve continuar até dois anos”, disse a diretora geral do Hospital e Maternidade Dona Regina, Débora Petry.

O secretário de estado da Saúde, Marcos Musafir, reforçou a importância do alimento que é padrão ouro. “Os bebês devem se alimentar apenas do leite materno nos seus seis primeiros meses de vida, não precisando comer ou beber mais nada e essa informação deve ser repetida sempre para que possamos ter crianças que cresçam com saúde no Tocantins. Esse é o desejo dos profissionais que fazem esse trabalho, esse é o desejo do governador Marcelo Miranda”, disse o secretário.

Quem aprendeu direitinho sobre a importância do leite materno e é exemplo em amamentar é mãe Kelly Bertolo. Ela fez questão de dar seu depoimento e estimular outras mães a praticarem o ato. “Amamentar é muito gratificante e é essencial para o crescimento e fortalecimento do bebê, principalmente dos prematuros, pois é através desse alimento que ele vai ganhar imunidade, que serão evitadas doenças e vai fazer com que ele cresça forte. Esse alimento é tão importante que temos essa semana para comemorar a amamentação e incentivar a doação do leite materno”, informou a mãe.

Parcerias

Também estiveram presentes na abertura da semana, os parceiros que contribuem para que o Banco de Leite do Dona Regina consiga desempenhar seu trabalho. O governador distrital 4530 do Rotary Club, José Ataíde Barreto, disse que a parceria vai continuar e se fortalecer. “Sempre fomos parceiros do Banco de Leite, desde a implantação e o que nós percebemos claramente é que essa ação tem uma função maior do que simplesmente colher e oferecer leite as crianças, ele tem uma função divina porque salva vidas”, destacou.

Quem também esteve presente foi o coronel do Corpo de Bombeiros, Jesiel Cruz Lima, que lembrou da importância do projeto Bombeiro Amigo do Peito. O projeto auxilia a captação de leite materno para o Banco de Leite Humano.“Somos parceiros e só temos a agradecer ao hospital e principalmente as mães que contribuem, pois sem vocês esse projeto seria impossível”, disse o coronel.

Após passar por um processo de pasteurização e controle de qualidade, o leite doado por meio do projeto é destinado aos bebês. 

Banco de Leite

O Banco de Leite do Dona Regina foi o primeiro a ser implantado no Estado e neste ano completa 14 anos de atendimento. Na unidade, o leite doado é utilizado na alimentação dos bebês prematuros internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na Unidade Intermediária (UI) e na Unidade Canguru. O local é aberto 24 horas, inclusive aos finais de semana e feriados.

“Nessa semana não podemos nos esquecer daquelas que doam seu leite para servir de alimento a outras crianças e a gente precisa suprir a necessidade do Banco de Leite. Precisamos suprir o estoque em 100%, pois coletamos por mês 150 litros de leite, mas nossa necessidade gira em torno de 300 litros”, disse a coordenadora do Banco de Leite do Doba Regina, Walquíria Pinheiro.

O Tocantins conta com três bancos de leites, no Dona Regina em Palmas, no Hospital Dom Orione, em Araguaína, e no Hospital Regional de Gurupi. Além desses, existem postos de coleta localizados na Capital, na Quadra 405 norte, e no Hospital e Maternidade Tia Dedé, em Porto Nacional. 

Programação

A diretora Débora Petry ainda lembrou que durante o Agosto Dourado será desenvolvida uma diversificada programação para reforçar ainda mais a importância do ato de amamentar.

“A gente sabe que ainda há mães que não amamentam por falta de orientação, de conhecimento, de saber como fazer e nós estamos aqui para isso, para fazer esse trabalho, para ajudar essas mães”, disse.

Saiba mais sobre a programação:

- 02/08/16

19h - Reunião com Equipe Multi do Alojamento Conjunto;

- 03/08/16

16h - Mamaço no Alojamento Conjunto do Dona Regina;

- 04/08/16
Rodas de Conversa com hospitais particulares de Palmas;

- 05/08/16

9h -Palestra na Secretaria Municipal de Saúde de Palmas;

- 08/08/16

8h -Curso Promovendo o Aleitamento Materno em Um Hospital Amigo da Criança – Parte 1

- 09/08/16

8h -Curso Promovendo o Aleitamento Materno em Um Hospital Amigo da Criança – Parte 2

- 10/08/16

8h -Curso Promovendo o Aleitamento Materno em Um Hospital Amigo da Criança – Parte 3

- 10/08/16

16h -Mamaço no Alojamento Conjunto do Dona Regina;

- 17/08/16

16h -Mamaço no Alojamento Conjunto do Dona Regina;

- 24/08/16

16h -Mamaço no Alojamento Conjunto

- 30/08

8h 30 -Abraço no Dona Regina- funcionários, colaboradores e amigos

- 31/08/16

8h - Curso Promovendo o Aleitamento Materno em Um Hospital Amigo da Criança – Parte 1

- 01/09/16

8h- Curso Promovendo o Aleitamento Materno em Um Hospital Amigo da Criança – Parte 2

-02/09/16

8h - Curso Promovendo o Aleitamento Materno em Um Hospital Amigo da Criança – Parte 3

Programação do Hospital e Maternidade Tia Dedé:

- 02/08 –Visita Guiada da Gestante, como início de um trabalho a ser continuo na Unidade;

 - 16/08 – Oficina de Boas Práticas ao Parto e Nascimento;

- 30 a 31/08 – Curso de 20 horas - Promovendo e Incentivando a Amamentação em um Hospital Amigo da Criança;

 Durante todo o mês haverá campanha de doação de frascos para o Posto de Coleta de Leite Humano.

Programação Vigilância Sanitária:

- 02/08 - Palestra: Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de 1ª Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL).

- 8h30 às 12h no auditório da VISA de Palmas.

Público-alvo: Inspetores Sanitários da VISA Palmas e Estadual

- 03/08 - Palestra: Promoção comercial de produtos abrangidos pela NBCAL

8h30 às 12h no auditório da VISA de Palmas.

Público alvo: Principais estabelecimentos inspecionados

- 04/08 - Palestra: Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de 1ª Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL).

14h no Instituto XX de Maio.

Público-alvo: Representantes de Unidades Básicas da Saúde 

- 05/08 - Atividade educativa com a população (panfletagem) nos Shopping Capim Dourado e Palmas Shopping

14h30 às 17h