Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A presidente da Comissão de Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas, juíza Silvana Maria Parfieniuk divulgou, por meio do Diário da Justiça Eletrônico, desta segunda-feira 8/8, o cronograma de atividades para as Eleições 2016. A comissão é responsável por dar publicidade a todas as ações relacionadas às auditorias das urnas eletrônicas, mostrando à sociedade a segurança com que são realizados os procedimentos de apuração do voto eletrônico.

O que é a Votação Paralela?

A votação paralela está entre os diversos mecanismos criados pela Justiça Eleitoral para comprovar a confiabilidade do sistema eletrônico de votação. O procedimento é uma espécie de auditoria que visa mostrar para a sociedade que a urna eletrônica utilizada no Brasil é realmente segura. Ela ocorre no mesmo dia e horário das eleições e conta com a participação do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil e de representantes dos partidos políticos, além de ser aberta à imprensa e à sociedade civil.

Comissão do TRE-TO

A comissão de votação paralela do TRE-TO foi instituída pela presidente da Corte, desembargadora Ângela Prudente, dia 29/7. Ela é composta pelos seguintes membros: a juíza Silvana Maria Parfieniuk, titular e Antiógenes Ferreira de Souza, suplente; Cristiane Boechat e Carolina Gonçalves, representando a diretoria-geral do TRE-TO; Valdenir Júnior e Fernando Ebrahim, representando a secretaria de Tecnologia da Informação; Maria Zita Vilela Dias e Aimone Márcia Bandeira, representando a Secretaria Judiciária e Gestão da Informação; Ana Machado Catapan e Tiago Ferreira Balduíno, representando a Corregedoria Regional Eleitoral.

Programação

No dia 23 de setembro às 14 horas no Auditório do TRE-TO será realizada a primeira atividade do cronograma, consistindo em uma palestra sobre os trabalhos da comissão para os representantes dos partidos políticos e coligações. Já no dia 26 e 30 de setembro a comissão apresentará os trabalhos aos alunos da rede pública e/ou privada que farão o preenchimento das cédulas a serem utilizadas nos trabalhos.