Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O Termo de Cooperação para o desenvolvimento de atividades do Projeto Rondon nos municípios tocantinenses foi assinado nesta última terça-feira, 23, na sala de reuniões do Palácio Araguaia, pelo governador Marcelo Miranda, pelo Ministério da Defesa e representantes dos municípios.

No Tocantins, cada município contemplado receberá duas equipes que contarão com dois professores de instituições públicas e privadas do país e diversos alunos, que em 12 dias trabalharão com a comunidade, por meio de oficinas nas áreas de cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde, comunicação, tecnologia e produção, meio ambiente e trabalho. 16 municípios foram selecionados para receber a ação denominada Forte dos Reis Magos, que acontece de 20 de janeiro a 5 de fevereiro de 2017.

Projeto Rondon

O projeto é uma iniciativa que estimula a participação de estudantes universitários no processo de desenvolvimento sustentável e fortalecimento da cidadania nos municípios. Os rondonistas, como são conhecidos, atuam na melhoria da qualidade de vida das pessoas, e também no aumento da eficiência da administração pública.

O Rondon é uma ferramenta que forma multiplicadores na comunidade local. Com isso, possibilita que as ações tenham efeitos duradouros, favorecendo, em longo prazo, a população. Não só para a comunidade, mas o projeto beneficia também os acadêmicos que têm a oportunidade de conhecer a realidade brasileira e colocar em prática as teorias aprendidas em sala de aula.

O governador Marcelo Miranda ressaltou a importância de o Estado colaborar com o projeto. Segundo ele, os municípios precisam somar esforços para atender as demandas da comunidade. E essa parceria veio contribuir nesse processo. O governador frisou que a população tocantinense é acolhedora, que são pessoas de bem, e que esta jornada de trabalho fortalecerá a integração nacional pelo saber. “Um Brasil melhor passa pelo Projeto Rondon, que trabalha a solidariedade, humanidade e sabedoria”, concluiu.

“O Projeto Rondon tem como objetivo principal levar o estudante universitário dos centros mais desenvolvidos para conhecer a realidade de outros estados do Brasil. Damos a eles a oportunidade de aprender novas culturas, e levar esse aprendizado a outras pessoas”, disse o diretor do Departamento de Ensino do Ministério da Defesa, Brigadeiro da Infantaria Augusto César Amaral.

Educação

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) parceira do Projeto Rondon dará suporte aos rondonistas durante a ação que acontecerá em Aliança do Tocantins, Aparecida do Rio Negro, Barrolândia, Brejinho de Nazaré, Cristalândia, Divinópolis do Tocantins, Fátima, Marianópolis do Tocantins, Natividade, Nova Rosalândia, Novo Acordo, Pindorama do Tocantins, Pium, Ponte Alta do Tocantins, Presidente Kennedy e Silvanópolis.

A secretária, professora Wanessa Sechim, lembrou que o projeto começou em 1967 com um grupo de 30 estudantes e dois professores. E, mesmo extinto em 1989, foi retomado em 2005 com a força de vontade dos estudantes e de uma proposta da União Nacional dos Estudantes (UNE). “Mais de 1900 instituições de ensino superior já participaram do Projeto Rondon, em que 1000 acadêmicos já puderam vivenciar essa experiência. Os 330 universitários que participarão do Rondon no Tocantins estudam em 33 universidades distintas”, destacou.

Wanessa Sechim ressaltou que o projeto possibilita a troca de experiências. É o momento em que o universitário sai da teoria da sala de aula e passa a conhecer a realidade do país. “A teoria não deve dissociar da prática e contribuirá para a formação acadêmica desses universitários que trocarão o período de férias pela chance de realizar, de forma voluntária, ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável e possam ampliar o bem-estar das comunidades carentes em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais”.

Na área da educação as atividades contemplam capacitação de educadores do ensino fundamental e médio sobre técnicas de ensino e aprendizagem, motivação, relacionamento interpessoal, distúrbios de aprendizagem e educação inclusiva. “As oficinas serão ministradas não só para os docentes que serão os multiplicadores, mas para a comunidade em geral. Nestes dias eles discutirão temas como: metodologias para a sala de aula, práticas pedagógicas inovadoras, educação inclusiva, tecnologia educacional na escola, direitos humanos, meio ambiente, dentre diversos outros assuntos”.

Participaram do evento representantes do Ministério da Defesa, Secretários de Estado e superintendentes, diretores regionais da Seduc e prefeitos.