Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Aconteceu nessa quarta-feira, 31 de agosto, na sala de reuniões da Fecomércio, uma nova reunião do Conselho Empresarial de Turismo (Cetur). Durante a reunião, foram apresentadas novas propostas voltadas para o fomento de negócios no setor de Turismo e a grave falta de infraestrutura nos municípios que concentram um dos principais pontos turísticos do Estado, o Jalapão. Participaram da reunião cerca de 12 entidades que compõem o conselho efetivo do órgão.

A Associação Tocantinense de Turismo Receptivo (ATTR) realizou uma apresentação onde foram pontuados os principais entraves percebidos pelas empresas que realizam atividades receptivas na região do Jalapão, segundo o representante da ATTR, Fernando Torres, os empresários estão insatisfeitos com a demora do poder público na resolução dos problemas que são de extrema importância para a população, empresários e turistas. “Nós estamos preocupados e enquanto representantes dos empresários que operam na região estamos bastante insatisfeitos com a qualidade e a conservação dos pontos turísticos, além da infraestrutura”, disse.

Sobre este ponto, o conselho irá agendar uma reunião com o governador para sensibilizar o governo estadual e tentar alternativas para sanar esses pontos elencados, classificados como urgentes.

Outra apresentação foi realizada pelo Sebrae, que expôs o projeto de estruturação do Polo turístico de Taquaruçu. O intuito da apresentação foi mostrar como ocorreu a implementação do projeto desde 2014 e servir como base para que o mesmo modelo possa ser seguido nas demais localidades, oferecendo capacitações e orientações.  

O Cetur ainda discorreu sobre algumas ferramentas para a divulgação dos atrativos regionais, sobre a localização de empresas e pontos turísticos em Palmas, além da aprovação do projeto gráfico do calendário de eventos 2016.