Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O candidato a prefeito de Palmas pela coligação “Coragem Pra Fazer Diferente”, Raul Filho (PR), esteve reunido nessa sexta-feira, 09, com produtores rurais de Palmas. Na ocasião, Raul ouviu de cada um dos representantes as necessidades emergenciais e apresentou propostas de seu plano de governo para soluções técnicas dos problemas.

Abastecimento de água, manutenção semestral das estradas, máquinas à disposição da comunidade rural, abatedouro municipal, incentivo e apoio para comercialização de suas produções de grãos, hortifrútis, leite e seus derivados, foram as principais reivindicações por parte dos produtores ruralistas.

A construção do Mercado Municipal apresentada por Raul Filho, foi o destaque entre as propostas de apoio à produção e solução para a venda direta ao consumidor. “Nossas feiras se tornaram objeto político para atravessadores. Precisamos nos organizar como uma associação atuante, para depois cobrar do poder público”, disse Betão Milhomem Coutinho, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Palmas.

Alimentação escolar, fornecida por pequenos produtores de Palmas e perfuração de poços artesianos para o abastecimento de água - assim como foi feito no assentamento Coqueirinho em seu governo – foram outras soluções apresentadas por Raul para contemplar os produtores. “Eles devem estar preparados para não faltar o fornecimento, pois, o compromisso com eles, vamos cumprir”, garantiu Raul.

Foi aprovado também pelos produtores o programa “Prefeitura no Campo”. A proposta é, levar os serviços do governo municipal, atendendo o local com programações para diversas regiões rurais em torno de Palmas.

“Raul, o que nós pequenos representantes dos produtores rurais de Palmas queremos, é apenas o carinho, atenção e o respeito de um grande prefeito mais próximo do homem do campo”, disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Palmas, Anael da Costa, conhecido como Bin Landen.

Central de Distribuição

Os produtores rurais aproveitaram a ocasião e criticaram a atual gestão, pelo abandono da Central de Distribuição de Alimentos dos Agricultores Familiares de Palmas, localizado na TO-050 ao lado da distribuição Coca Cola.

“O Raul inaugurou em 2012, era para nós uma forma organizada de escoamento da produção. É lamentável esse descaso da atual gestão com os pequenos agricultores”, denunciou o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Palmas, Betão Milhomem Coutinho.