Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As unidades de saúde dos 139 municípios do Tocantins estarão abertas nesse sábado, 24, das 8 às 17 horas para receber pais ou responsáveis das crianças menores de cinco anos, crianças com nove anos e adolescentes de dez a 14 anos com objetivo de atualizar a caderneta de vacinação. A Campanha Nacional de Multivacinação iniciou no Tocantins no dia 19 de setembro e segue até o dia 30.

Para a campanha serão disponibilizadas todas as vacinas do calendário básico, com exceção da vacina BCG que necessita de um manuseio diferenciado e da primeira dose da vacina oral contra poliomielite (VOP), sendo disponível apenas a segunda e terceira dose da VOP.

A gerente estadual de Imunização, Rosângela Bezerra, explica que não existe uma meta a ser alcançada e que todo o público-alvo deve procurar um posto de vacinação para que a caderneta seja avaliada e o esquema de vacina atualizado. “O objetivo da multivacinação é resgatar os não vacinados e contemplar esquemas de vacinação, além de contribuir para a redução, eliminação e erradicação das doenças imunopreveníveis”, esclareceu.