Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No dia 26 de outubro de 2016, estudantes secundaristas e universitários ocuparam o Colégio Estadual Dona Filomena Moreira de Paula, em Miracema do Tocantins. Os estudantes protestavam contra a PEC 247/55, que congela os investimentos sociais pelos próximos 20 anos, o projeto Escola Sem Partido (a chamada Lei da Mordaça) e a reforma do Ensino Médio. 

Por determinação do Ministério Público Estadual, a Polícia Militar realizou a desocupação da escola. Os 26 estudantes que ocuparam a escola foram encaminhados para a Delegacia de Polícia, sendo que 11 eram menores de idade. Dois menores foram algemados. O caso ganhou repercussão nacional, sendo abordado inclusive no Jornal Nacional. 

Várias entidades e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Tocantins (OAB-TO), por meio de suas Comissões de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente desaprovaram e repudiaram a atuação de desocupação. 

O videodocumentário, em curta-metragem, registra as últimas horas do movimento #OcupaFilomena antes do pedido de desocupação.  “Ocupa Filomena - O Filme” foi produzido pelo cineasta independente Cássio Renato Cerqueira, realizador dos elogiados “As Margaridas do Tocantins”, “S.O.S. Rio Tocantins” e “O Morro Mandou Avisar - O Filme”.  

Assista: