Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Prefeitos eleitos e reeleitos neste pleito de 2016 e os que estão finalizando seus mandatos participaram do Agenda Cidadã 2016, nesta terça-feira, 8, no auditório da OAB, em Gurupi/TO. O evento é direcionado aos gestores da região Sul do Estado, sendo promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO), em parceria com a Associação Tocantinense de Municípios (ATM). O intuito do encontro é apresentar aos participantes as leis e condutas que regem o princípio da boa governança.

Além de prefeitos, participaram vereadores, secretários municipais e assessores de 25 municípios da região, que integram a terceira relatoria do TCE/TO. Segundo o Tribunal, o evento tem o objetivo de disseminar as boas práticas da gestão pública, por meio da capacitação de gestores, legisladores, servidores públicos e comunidade em geral, além de possibilitar que os participantes tirem suas dúvidas diretamente com a relatoria responsável pela área de fiscalização.

Anfitrião

O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, recebeu os representantes da corte, prefeitos, vereadores e demais participantes, ao destacar o interesse do TCE em orientar os prefeitos, ao invés de se atentar em apenas puni-los em eventuais julgamentos das contas públicas.

“Vimos nesse encontro uma preocupação do Tribunal em orientar os prefeitos na difícil missão de gerir os recursos públicos, bem como a inclusão do cidadão nesse processo que é por natureza social”, disse Moreira, ao frisar aos gestores presentes que se aproximem mais do Tribunal de Contas para reduzir os erros e ampliar as chances de acerto.

ATM

O prefeito de Figueirópolis, Fernandes Rodrigues Martins, representou a Associação Tocantinense de Municípios (ATM), ao frisar que a entidade municipalista é parceira de ações que visam a excelência da gestão pública municipal. “São encontros como esses que possibilitam o aprendizado de prefeitos, vereadores, secretários e, também, o cidadão beneficiário dos serviços públicos. Temos a certeza que nos últimos anos os gestores têm gerido o ente público municipal com mais eficiência e seriedade”, destacou o prefeito, ao elogiar o trabalho do presidente da ATM e prefeito de Brasilândia, João Emídio de Miranda, no comando da instituição.  

Além de preparar os gestores para a condução eficaz nos últimos quatros anos, o Agenda Cidadã buscou ainda orientar os prefeitos que finalizarão seus mandatos no final deste ano. Como é o caso do prefeito de São Salvador do Tocantins, Charles Evilácio, que percorreu 150 quilômetros para receber a capacitação. “Nós iremos entrar em transição de governo. Nisso, viemos nos informar sobre o passo a passo para a condução certa desse processo, evitando possíveis processos jurídicos no futuro” afirmou.

Agenda Cidadã

O Agenda Cidadã é realizado pelo TCE/TO desde 2007, nas principais regiões do Estado. Em 2016, o evento itinerante foi promovido em Araguaína, Araguatins e Palmas. Após Gurupi, o encontro será realizado nesta sexta-feira, 11, em Natividade, destinado aos municípios da região Sudeste do Estado.