Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação Advogada e palestrante Liliane Borges Advogada e palestrante Liliane Borges
  • Gerente de Educação para o Consumo,José Santana Júnior

A Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon Tocantins), vinculada à Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), realizou palestras na escola municipal Darcy Ribeiro, em Palmas, para 217 alunos cursando o 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. Os jovens estão na faixa etária de 12 a 15 anos e receberam orientações sobre os direitos do consumidor e os mecanismos disponíveis para a sua proteção. 

As palestras também direcionam sobre a necessidade de disciplina e a adoção de critérios que ajudem a evitar o endividamento ou a contratação de serviços desnecessários; informações sobre publicidade enganosa e abusiva; direitos primordiais do cidadão como à vida, saúde e segurança; documentos para abrir procedimentos no Procon. 

Para a advogada e uma das palestrantes, Liliane Borges, o Procon mostra caminhos para os jovens alunos se defenderem na sociedade de consumo, ressaltando os cuidados que os jovens devem ter com a internet que reúne tecnologia avançada e coloca instantaneamente o jovem em contato com o mundo inteiro, mas pode ser fragilizado e enganado.

Na avaliação da diretora do colégio, Olga Carneiro, o projeto “Educação para o Consumo na Escola” é positivo como temática auxiliar das famílias em seu planejamento financeiro, levando os alunos a ter conhecimento de seus direitos e focando no conceito de responsabilidade. 

A supervisora pedagógica da escola, Lu Costa, disse que o conhecimento de deveres e direitos beneficia os alunos como consumidores para que saibam cobrar qualidade nas relações de consumo, adquiram consciência ambiental e tenham segurança de como proceder para ser respeitado legalmente.

A intenção do Procon, segundo o superintendente Nelito Cavalcante, é aproveitar o ambiente favorável de ensino e aprendizagem para conseguir melhor aproveitamento e absorção das informações e conhecimentos ofertados para futuros consumidores. Deve ser estendido a todas as escolas para que se multiplique o exercício da educação financeira.

Alunos nessa faixa etária muitas vezes já são consumidores, explicou o Gerente de Educação para o Consumo do Procon, José Santana Júnior. E por isso, devem ser conscientizados de seus direitos e obrigações na atividade de consumo, além do que, já são formadores de opinião em suas comunidades.

Público-alvo

A ação tem como público alvo jovens estudantes que estejam cursando 8º e 9º ano do ensino fundamental e Ensino Médio de instituições de ensino públicas e privadas, nas regiões abrangidas pelos núcleos.

Equipe

O programa “Educação para o Consumo na Escola”, tem como palestrantes os advogados: Dayse Santos Maciel; José Santana Júnior (gerente); e Liliane Borges. 

A unidade municipal Darcy Ribeiro fica na quadra 904 Sul e tem 489 alunos.