Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Sociedade Brasileira de Cardiologia Seccional Tocantins promove uma ação de aferição de glicemia capilar e pressão arterial, nesta segunda-feira, 14, das 10h às 18h, no Capim Dourado Shopping. A ação faz referência ao Dia Mundial do Combate ao Diabetes e está aberta ao público que quiser conferir seu nível de glicemia.  

O diretor de promoção da saúde cardiovascular da SBC/Funcor no Tocantins Dr. Ibsen Trindade explica que "a ação tem caráter de sensibilização da população visto que a diabetes  é uma das principais causas de problemas cardiovasculares". A partir da avaliação, detectado alguma alteração,  o paciente será indicado a atendimento médico.  

O Dia Mundial do Combate ao Diabetes é celebrado anualmente, no dia 14 de novembro, com o objetivo de responder ao aumento alarmante de casos de diabetes no mundo. Para se ter ideia da gravidade do problema, cerca de 415 milhões de pessoas no mundo têm diabetes, tendo o Brasil a maior taxa de incidência dentre os países da América Latina. Cerca de 14 milhões de brasileiros convivem com ela, que já é a quinta maior causa de mortalidade no País. Em 2015, a International Diabetes Federation (IDF) estimou que a cada seis segundos uma pessoa morre em consequência do diabetes, totalizando cinco milhões de óbitos. 

O diabetes é uma doença ainda sem cura, cujos sintomas e complicações podem ser tratados e evitados por meio de um estilo de vida saudável e de medicamentos que controlam os níveis de açúcar no sangue.