Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Secretaria de Defesa Social, agora Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju)

Secretaria de Defesa Social, agora Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju) Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Secretaria de Defesa Social, agora Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju) Secretaria de Defesa Social, agora Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju)

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), realizará a aula inaugural do curso de formação dos candidatos aprovados na primeira fase do concurso para provimento do quadro de servidores efetivos do Sistema Socioeducativo. A aula acontecerá no domingo, 15, às 19 horas, no Auditório Principal do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), em Palmas. Participam da segunda fase do certame os candidatos que concorrem às vagas de Assistente Socioeducativo, Técnico e Analista Socieducador. O objetivo do curso é formar e avaliar os candidatos matriculados para o exercício das atribuições dos cargos que irão exercer.

Para a secretária estadual de Cidadania e Justiça, Gleidy Braga, a aula inaugural é um passo muito importante para a conclusão do concurso público da Seciju. “Certamente esses servidores trarão mais efetividade ao trabalho e darão mais condições de atender ao objetivo da medida socioeducativa que é o de oferecer aos adolescentes infratores um novo recomeço, abandonando o mundo da criminalidade, retornando para sociedade e assim ajudando a construir um Estado bem melhor”, enfatizou.

Ressalta-se que a aula inaugural para o Sistema Socieducativo será somente para os candidatos matriculados no Curso de Formação, cuja lista completa de matrículas homologadas foi publicada no Diário Oficial do Estado do Tocantins (DOT/TO) no dia 22 de dezembro de 2016. A lista também pode ser encontrada no portal da Comissão Permanente de Seleção da UFT (Copese UFT). Destaca-se que os candidatos devem comparecer ao local da aula inaugural com 1 hora e 30 minutos de antecedência.

Na oportunidade, os alunos participarão da palestra “Práticas Socioeducativas: avanços, perspectivas e desafios” com o presidente da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), Simão Bastos. A mesa de abertura será composta por autoridades representantes de órgãos dos poderes executivos, legislativos e judiciários. O evento contará ainda com mesa redonda sobre o Sistema Socioeducativo. No local também haverá a exposição de peças artesanais produzidas pelos socioeducandos nas unidades socioeducativas em cursos e oficinas internas, com o apoio de outros órgãos, instituições e voluntários.

Aulas

Nesta fase, os candidatos terão aulas teóricas e práticas ministradas no campus universitário de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e sob a responsabilidade da Copese UFT. O curso de formação iniciado com a aula inaugural finalizará em 15 de fevereiro, a aplicação da prova objetiva está prevista para acontecer no dia 19 de fevereiro e o resultado final será divulgado em 10 de março.

Copese

De acordo com a Copese, os candidatos devem ficar atentos ao recebimento de e-mail para terem acesso ao material de estudo e ao calendário de aulas que serão disponibilizados em plataforma própria virtual da instituição.

Cargos

As vagas do concurso público são distribuídas em nível médio e técnico, e superior. Os cargos são: Assistente Socioeducativo com as funções de técnico de enfermagem e motorista; Técnico Socioeducador feminino e masculino; e Analista Socieducativo dividido em assistente social, pedagogo, psicólogo, advogado, médico clínico, educador físico, enfermeiro, nutricionista, dentista, terapeuta ocupacional.