Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Ana Paula Gomes Agentes de endemias inspecionaram o Cemitério Bom Jesus Agentes de endemias inspecionaram o Cemitério Bom Jesus

O município de Paraíso do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde vem reforçando as medidas contra a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que é o transmissor de doenças como dengue, zyka, chikungunya e febre amarela. Dentre as medidas está o reforço nas inspeções de imóveis e cerca de 70 pontos estratégicos, feita pela equipe de agentes de endemias.

Essa força-tarefa promovida pela Vigilância Epidemiológica do município tem percorrido toda a cidade, identificando os focos de incidência do Aedes Aegypti. Além de levar orientações para à comunidade de que é preciso unir forças e combater o mosquito. 

Nesta sexta-feira, dia 27, os agentes de endemias inspecionaram o Cemitério Bom Jesus. Na ocasião removeram focos e possíveis criadouros, retiram objetos que possam acumular água, verificaram vasos de flores e outros recipientes.

Segundo a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Nayara Brandão, a ação do cemitério, se deu pelo fato que o local é vulnerável ao vetor. “O trabalho aqui é específico, as ações consistem na coleta e no encaminhamento de larvas sempre que encontradas para análise, na eliminação de possíveis criadouros e quando isso não for possível, é aplicado o tratamento químico para evitar a reprodução do mosquito”, explica.

Nayara alerta para que a população fique atenta aos focos do mosquito da dengue, principalmente em suas residências observando se existem reservatórios descobertos no solo, calhas ou em caixas d’água, dentre outros que possam acumular água parada. “Já no caso, do cemitério é preciso que as pessoas evitem recipiente de flores com embalagens plásticas e que não acumulem água, e em relação aos vasos de mármores colocados sobre os túmulos, é preciso que estes tenham um furo na lateral inferior para que a água não fique acumulada”, orienta. 

Todos os anos a Prefeitura de Paraíso realiza ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, que conta com palestras, panfletos, inspeções e alerta para os malefícios da doença.