Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Inflamações e infecções de ouvido são comuns nos primeiros meses do ano. A otite externa é a mais comum neste período, já que muitos tocantinenses aproveitam esse período para um banho de piscina ou de praia com a família.

A otite externa é um tipo de infecção que acomete o canal externo do órgão auditivo. Segundo o otorrinolaringologista, Hugo Rodrigues, o contato com a água e a umidade são as principais causas das infecções durante este período. “Os sintomas mais comuns da otite externa são dor, coceira, sensação de ouvido entupido, secreção amarela ou marrom e em casos mais graves, pode haver inchaço, podendo acompanhar perda parcial e temporária da audição”, explica.

De acordo com o otorrinolaringologista, Hugo Rodrigues alguns fatores de risco podem aumentar o risco de otiteexterna como natação, principalmente em águas sem tratamento adequado, bem como agredir o canal auditivo com cotonetes, dedos ou outros objetos. “A inflamação pode aumentar com a manipulação do ouvido como por exemplo, com o uso do cotonete e unha no canal, o uso desses objetos prejudicam a saúde auditiva. Por isso é necessário o acompanhamento médico desde o inicio do tratamento”.

Tratamento Otite Externa

Sem Tratamento a otite externa pode levar a perda da audição. O tratamento inclui uma limpeza cuidadosa do canal auditivo externo, que deve ser feita por um otorrinolaringologista. Além do uso medicamentos e antiinflamatórios. Antibióticos devem ser utilizados na fase aguda, mas com prescrição médica. 

Algumas atitudes podem prevenir a ocorrência de Otite externa.

- Enxugar bem o ouvido, principalmente o das crianças, diariamente após o banho e após mergulhos na praia e na piscina.

- Não usar objetos no ouvido que podem causar lesões.

- Os médicos não recomendam o uso de xampu, sabão e outros agentes que irritam o canal auditivo, como o uso de cotonetes. Também durante o período de inflamação, não é recomendado praticar natação.

- Nunca pingue nada no ouvido sem o consentimento do seu otorrinolaringologista.