Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Bom Dia Brasil, telejornal matutino da TV Rede Globo, repercutiu na manhã desta quarta-feira, 1° de março, o caso de uma menina tocantinense de 7 anos de idade, que precisou ser internada no Hospital Infantil de Palmas após ser picada por uma cobra. Moradora de Divinópolis, interior do Estado, a criança foi colocada em um "leito" improvisado - em um bando de madeira. 

A denúncia foi feita pela mãe da criança, Ester Araújo Silva, que gravou um vídeo mostrando a situação da filha, deitada no banco. Uma enfermeira teria retirado o banco de um espaço público - uma praça -, que fica atrás do hospital. "Gente, isso aqui é desumano, é desrespeitoso, falta de respeito", disse Ester em vídeo. 

A menina foi picada por uma cobra coral no dedo de um dos pés, quando brincava no quintal de casa, na noite da segunda-feira, 27. A cobra não é venenosa. A criança passou uma noite deitada no banco e já recebeu alta. 

O Governo do Tocantins reconhece a superlotação do hospital. 81 crianças estavam internadas no hospital, que tem capacidade para 58. Para o jornalista Chico Pinheiro, não basta reconhecer a superlotação. "Não é necessário o governo reconhecer a superlotação que isso é evidente, está claro, na cara de todo mundo. Ele tem que responder por isso, ser responsável, dar uma solução para esse problema". 

Sesau 

Por meio de nota encaminhada ao Conexão Tocantins na manhã desta quarta, 1°, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou que irá apurar responsabilidade sobre o uso indevido de um banco como leito, visto que na unidade existiam macas vazias que poderiam ser utilizada.

A Secretaria informou ainda que está com lotação máxima em virtude da alta demanda de atendimentos de baixa complexidade que poderiam ser realizados nas unidades básicas e UPAS, mas todos os pacientes são atendidos, realizam  exames e são avaliados pela equipe médica. "A Secretaria estuda de acordo com a demanda a ampliação ou construção de uma nova unidade. Está sendo feito o levantamento de necessidades de leitos, centro cirúrgico e outros", informou a pasta. 

A Sesau confirmou que a criança foi avaliada, passou por exames e recebeu alta.

Confira a reportagem na íntegra.  (Matéria atualizada às 10h54min)