Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Veri Lopes/agfpontes/divulgacao Scheila Carvalho será atração vip Scheila Carvalho será atração vip
  • A corrida dos namorados acontece em junho, na Capital

A Corrida dos Namorados, patrocinada pelo Palmas Shopping, será apenas no dia 10 de junho, na Capital, mas já é motivo de discussão. Para o presidente do Sindicato dos Profissionais em Educação Física no Tocantins (Sinpef-TO), Luciano Lucas, a vinda da dançarina Scheila Carvalho, contratada para o evento, para supostamente orientar o aquecimento dos participantes é desnecessária levando-se em conta que ela não é habilitada na área e que há, segundo o presidente, profissionais capacitados no Estado.

"O que está colocado na mídia é que a Scheila Carvalho será responsável pelo aquecimento da corrida e aí causa um espanto porque não se tem notícia de que a mesma tenha capacitação profissional para dirigir esse tipo de atividade que é prerrogativa do profissional de Educação Física", critica Luciano Lucas. 

Ainda de acordo com Luciano Lucas, mesmo que Scheila tivesse habilitação para tanto, é preciso valorizar os profissionais do Estado. "Acho ser preciso valorizar os profissionais da casa. Atuamos diariamente na busca pela valorização e reconhecimento e esse tipo de coisa é inaceitável. E aí fica o questionamento, quem é que está pagando a conta, quem é que está pagando a fatura?", questiona. 

Segundo o presidente do Sinpef, resoluções e a Lei 9696 de 98 dão prerrogativas ao profissional de Educação Física habilitado. "Um leigo, com formação em outra área, de fato não pode dirigir esse tipo de atividade, uma vez que trata-se de condicionamento físico, é prerrogativa exclusiva do profissional", disse Luciano. De acordo com Luciano, esse tipo de fiscalização cabe ao Conselho Regional de Educação Física (CREF). "Para ver se tem ilegalidade ou não. Já conversamos com a presidente do Conselho e parece que há uma investigação informal para apurar se de fato vai ferir alguma prerrogativa do profissional", comentou. 

O Sinpef atua na área pública e privada. Segundo Luciano, entre as principais reclamações dos profissionais estão a inflação da legislação trabalhista - atraso de pagamentos, pagamento de horas extras, demissões sem observação da legislação. "Agora no mês de maio estaremos negociando a data base", informou o presidente do Sinpef. O Sinpef tem corpo jurídico para atender especificamente questões trabalhistas da classe. 

Conselho de Educação Física

Ao Conexão Tocantins, a presidente do Conselho Regional de Educação Física, Carolline Gimenez Graça, informou que já entrou em contato com a organização do evento para saber detalhes. Segundo Carolline, o Conselho não irá fiscalizar porque Scheila Carvalho irá apenas dançar três músicas, ato que pode ou não ser realizado por profissional de Educação Física. "Se fosse alongamento, que não é da competência dela, mandaria um ofício informando que deveria ser um profissional", disse. 

Segundo Carolline, a dançarina Scheila só não pode entrar no mérito da zumba, que é competência do educador físico por lei. 

Palmas Shopping 

Segundo a organizadora do evento, Eumeci Duarte, Scheila Carvalho foi contratada para ser presença vip na corrida dos namorados e que a mesma dançará três músicas. Segundo Eumeci, a direção técnica da corrida é formada por dois educadores físicos e outros profissionais da área estarão presentes no evento. "A nossa preocupação é trazer um diferencial para os eventos e a Scheila como é uma personalidade que desde 20 anos que ela dança, vai fazer uma apresentação. Foi contratada para ficar duas horas e tantos os atletas e as pessoas que gostam dela possam vir para tirar fotos", disse. 

Entre os patrocinadores do evento estão: lojas do próprio shopping, Brasil Card e Fiat.

Scheila Carvalho 

É dançarina e apresentadora de TV. Ela integrou a banda É O Tchan depois que venceu o concurso “A Nova Morena do Tchan” em 1997. Sua última apresentação com o grupo foi em 2006. Fez participações em vários programas de TV como “A Turma do Didi” e “Casseta e Planeta, Urgente!”.