Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Luciano Lucas foi eleitor conselheiro do CRF-14 pela Chapa 1

Luciano Lucas foi eleitor conselheiro do CRF-14 pela Chapa 1 Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Luciano Lucas foi eleitor conselheiro do CRF-14 pela Chapa 1 Luciano Lucas foi eleitor conselheiro do CRF-14 pela Chapa 1

Membros da chapa vencedora das eleições do Conselho Regional de Educação Física de Goiás e Tocantins (CREF-14/GO-TO) alegam que a comissão eleitoral da entidade estaria postergado propositalmente a publicação oficial da chapa vencedora, descumprindo prazos regimentais e atropelando o processo eleitoral.

Três chapas concorreram na eleição que ocorreu em 26 de setembro. Achapa 1, que foi a vencedora, obteve 455 votos. Já as chapas 2 e 4 obtiveram 306 e 287 votos respectivamente. Entre os conselheiros eleitos pela Chapa 1, dois são do Tocantins - o atual presidente do Sindicato dos Profissionais de Educação Física do estado, Luciano Lucas, e Ka­ti­a­ne Ka­ri­ne Brinkmann.

Segundo Luciano, passados mais de 10 dias da votação, a comissão eleitoral ainda não fez a publicação oficial do resultado. O conselheiro eleito acredita que a demora se deve a uma intervenção da atual gestão da entidade. “A comissão eleitoral vem sofrendo pressão da atual gestão do conselho, que apoiou a chapa 4, e não estaria aceitando a derrota e o recado das urnas. Estão tentando tumultuar o processo que ocorreu da forma correta e sem nenhum tipo de vício, para se perpetuar no poder”, relatou.

De acordo com os artigos 43 e 44 do regimento do processo eleitoral do CRF-14, a comissão eleitoral deve comunicar ao presidente do conselho qual a chapa vencedora no prazo de um dia útil após o resultado. A homologação, por sua vez, deveria ocorrer em até 7 dias. O resultado deve ser ainda publicado no Diário Oficial da União em até 4 dias após a homologação.

Entretanto, em consulta à página da comissão eleitoral no site do CRF-14 na internet, o Conexão Tocantins não encontrou a publicação do resultado da eleição. Nada consta também no Diário Oficial.

Tentamos contato com o presidente da comissão eleitoral, Vanderlei Azevedo Gomes, para perguntar por que o resultado ainda não foi divulgado duas semanas após a votação. Nossa ligação não foi atendida.

Na página do CREF-14 na internet consta apenas um comunicado postado um dia após a eleição (27 de setembro) informando que “a divulgação do Resultado Final das Eleições 2018 aguarda o julgamento de recurso interposto por chapa concorrente”.

Comunicado na página do CREF-14 diz que resultado aguarda julgamento de recurso

Chapa

A chapa vencedora - Muda CREF - é composta por 10 membros titulares e 4 suplentes: Ka­ti­a­ne Ka­ri­ne Brinkmann, Mar­ce­lo Hen­ri­que Sil­va, Lu­ci­a­no Lu­cas, Be­a­triz Eli­as El Ja­liss, Pau­lo Adri­a­no Pru­den­te, Ju­racy da Sil­va Gui­ma­rã­es, Le­an­dro Fa­bi­no, Le­o­nar­do Ja­cob, Rein­ner Al­ves de Mo­ra­es, Ja­mes Glad­sonFer­rei­ra, Wel­ling­ton Go­doy dos Reis, Mi­chely Ma­ri­a­ni Amo­rim e Jo­ão Má­rio Li­ma To­le­do.

O mandato do conselho da entidade é de 6 anos.