Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Isaac Amorim-MJSP

Foto: Isaac Amorim-MJSP

Pela primeira vez, o Tocantins sedia um encontro nacional de gestores do Sistema Penitenciário. Será nessa sexta-feira, 29, em Palmas, na Sala de Reuniões do Palácio Araguaia. O encontro de gestores começará às 9 horas e segue até as 18 horas. Será o ápice das várias atividades realizadas durante esta semana no Tocantins relacionadas à atividade prisional, que contou com palestras, workshops e capacitações.

O encontro é uma realização do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Prisional (Consej), o qual a titular da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), Gleidy Braga, é vice-presidente, representando o Tocantins. O Consej é presidido por Lourival Gomes, secretário de Administração Penitenciária de São Paulo.

A cada dois meses acontece uma reunião ordinária de gestores estaduais, em cidades diferentes, visando à discussão permanente e organizada pelas unidades federativas através dos titulares das pastas específicas no campo da Justiça. Desta vez, a cidade sede será Palmas. As reuniões são fechadas para públicos externos.

Semana

Além do encontro de gestores de administração prisional brasileira, a Semana do Sistema Penitenciário do Tocantins teve em sua programação o I Encontro de Políticas de Reintegração e Alternativas Penais do Tocantins, no dia 26, em Palmas, no auditório da Defensoria Pública do Estado (DPE), e o I Fórum de Inteligência e Segurança Prisional do Tocantins, no dia, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-TO). Ambos os eventos tiveram participação de especialistas nacionais na área prisional, inclusive de representantes do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).