Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Competição será entre os dias 19 e 20 de maio em Palmas

Competição será entre os dias 19 e 20 de maio em Palmas Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Competição será entre os dias 19 e 20 de maio em Palmas Competição será entre os dias 19 e 20 de maio em Palmas

O ciclismo de estrada tocantinense recebe mais uma excelente notícia: a capital do Estado ganha sua primeira prova válida para o ranking nacional da disciplina, auferido pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). A boa nova se soma à confirmação da Copa Norte Nordeste, que será sediará pela primeira vez em Palmas em agosto deste ano, e a conclusão da demarcação da primeira área compartilhada de treino de ciclismo na capital.

A CBC homologou a Volta Ciclística de Palmas na Classe 5 do regulamento da entidade. Em sua quinta edição, a ser disputada entre 19 e 20 de maio deste ano, a Volta é a principal competição de estrada do Tocantins e chega à 5ª edição com este anúncio, comemorado pelo empresário Vinícius Silva, proprietário da SVBikeshop, loja organizadora da prova.

“Este é um sonho realizado. Estamos nos preparando e organizando essa prova há mais de cinco anos e agora conseguimos sua inscrição no ranking nacional, abrindo possibilidade para trazer atletas de alto nível para o Tocantins. Com isso, acredito que o nosso ciclismo terá um grande salto de conhecimento e sai, cada dia mais, da clandestinidade”, avalia Silva. 

Como funciona

Silva explica que a CBC homologou a Volta de Palmas na classe 5, por ser a primeira vez que está sendo ranqueada pela entidade. “Nesta classe estão as competições que possuam a disputa de um título, a ser conquistado com base na somatória de pontos obtidos em várias etapas, como é o caso da nossa prova, que entra na classe 5 ness primeira inscrição na CBC”, afirma.

Ele acrescenta ainda que as provas de Classe 5 são competições supervisionadas pelas federações estaduais de ciclismo e a pontuação para o ranking nacional varia ponto a ponto, sendo a pontuação máxima de 10 pontos para o 1º colocado e de 1 ponto para o 10º colocado.

A volta de Palmas está marcada para ocorrer entre os dias 19 e 20 de maio com etapas estrada, contrarelógio e circuito com premiação que inclui R$ 9 mil em dinheiro, troféus brindes para as categorias Sub-23, sub-30, elite e masters (A, B e C).