Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR-TO), coordenado por sua presidente, senadora Kátia Abreu, iniciou na última sexta-feira, 23, mais um curso do Programa Mulheres em Campo, no município Taguatinga. O programa, desenvolvido pelo Senar, permite que produtoras rurais ampliem a sua participação nos negócios, assumindo ou compartilhando as questões mais frequentes em relação à gestão de propriedades rurais, através de aula prática, trabalhando o empreendedorismo e a gestão do negócio.

O programa ensina como trabalhar a área de vendas e comercialização dos seus produtos. As produtoras estão vivenciando que podem iniciar seu negócio, com pequena quantidade e construindo cada degrau através das técnicas ensinadas no curso, onde 90% da turma afirmam em seu depoimento que irão vender as suas produções em domicilio e também participara da feira da cidade que acontece aos domingos.

Para o presidente do Sindicato Rural, João Jose de Oliveira, a cada dia a população se torna mais exigente no que se refere ao consumo de alimentos, “o produtor rural tem um papel fundamental dentro desse contexto, que é produzir com qualidade além de exercer um papel de grande relevância dentro do agronegócio, a turma está muito participativa e interessada no conteúdo abordado, tenho certeza que todas sairão daqui capacitadas para produzirem produtos de melhor qualidade”, afirma o presidente.

A aluna Juliana Regino Costa, falou sobre a importância de poder participar de um curso como esse, “aqui eu aprendo de forma correta como lidar com o produto que eu queria comercializar, os erros que cometia durante a produção pela falta de conhecimentos hoje tenho certeza que não irei mais cometê-los.  “Eu fui criada na roça, plantando e colhendo, mas percebi que já errei demais em alguns pontos, já perdi muito por não saber técnicas que só agora vim conhecer. Esse curso chegou em boa hora”, comemora a aluna.