Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

O diretor Adão Maia abre a oficina em Paranã: Participação da população é fundamental no processo

O diretor Adão Maia abre a oficina em Paranã: Participação da população é fundamental no processo Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves O diretor Adão Maia abre a oficina em Paranã: Participação da população é fundamental no processo O diretor Adão Maia abre a oficina em Paranã: Participação da população é fundamental no processo

Dando continuidade no processo de elaboração dos Planos de Saneamento Básico de quatro municípios que compõem a bacia hidrográfica do Rio Palma (Arraias, Combinado, Paranã e Taguatinga), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), realiza, entre os dias 06 e 09 de março, as Oficinas de Apresentação do Prognóstico em cada uma das cidades. O plano de saneamento é um instrumento estratégico de planejamento e de gestão participativa para esses municípios. Referência para outros municípios, nele estarão estabelecidas as diretrizes para saneamento básico e fixadas as metas de cobertura e atendimento com serviços de água, coleta e tratamento de esgoto doméstico, limpeza urbana, coleta de lixo e drenagem pluvial.

Nesta fase, são apresentadas à população as propostas elaboradas a partir do diagnóstico da situação nos municípios, de acordo com as diretrizes que nortearão cada Plano de Saneamento Básico, que são: Abastecimento de água, Esgotamento sanitário, Drenagem e manejo de águas pluviais urbanas e Limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos. Além disso, para realização do prognóstico, foram utilizadas as contribuições da população dos quatro municípios por meio de oficinas realizadas em outubro de 2017.

O diretor de Políticas Ambientais da Semarh, Adão Maia, destaca a participação da sociedade em todas as fases do processo, o que considera como fundamental. “É a oportunidade que a população tem de opinar e discutir sobre as propostas e metas apresentadas para os componentes: água, esgoto, lixo e drenagem do município, e desta forma contribuir para que cada plano atenda às demandas locais”, afirmou Maia.

A próxima etapa, que acontecerá em junho, é a apresentação da versão preliminar dos Planos de Saneamento Básico nos quatro municípios, onde mais uma vez aos moradores poderão participar com críticas e sugestões para o desenvolvimento do produto final.

Oficinas de Apresentação do Prognóstico

Paranã – 06 de março
Das 13h às 17h
Câmara Municipal de Paranã

Arraias – 07 de março
Das 13h às 17h
Câmara Municipal de Arraias

Combinado – 08 de março
Das 13h às 17h
Ranchão Nossa Senhora Aparecida

Taguatinga – 09 de março
Das 13h às 17h
Câmara Municipal de Taguatinga – Palácio Lourenço Rodrigues de Oliveira