Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Elias Oliveira Estudantes de escola pública conhecem laboratórios de Ciências da UFT Estudantes de escola pública conhecem laboratórios de Ciências da UFT

Com o objetivo de conhecer e vivenciar o dia a dia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e os cursos que a universidade oferece, um grupo de estudantes da Escola Estadual Beira Rio, localizada em Luzimangues, visitou, na manhã dessa última segunda-feira, 12, a UFT. A ação faz parte do projeto “Um dia no Câmpus”, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), em parceria com a universidade.

O professor Luciano Iegi Bosco de Araújo foi responsável pela recepção dos alunos na universidade. Luciano falou das atividades desenvolvidas pela Seduc por meio do projeto #ToNoEnem, que oferta aos alunos aulões específicos para o Exame Nacional do Ensino Médio e simulados para o Enem.  “Essa visita de alunos à universidade é também atividade do projeto #TONOEnem. Essa ação de levar os alunos para conhecer a universidade diminui a distância que existe entre eles e, com isso, faz com que os estudantes acreditem nos seus sonhos e aproveitem os 200 dias letivos para estudar mais e se prepararem para o futuro”, frisou Luciano.

Acreditar nos Sonhos

A estudante Renata Karoline Lima Aguiar, 19 anos, foi uma das alunas que mais prestou a atenção nas explicações dos professores da UFT, durante as visitas aos laboratórios de ciências. “Meu desejo é conseguir entrar numa faculdade de Direito, sonho em ser juíza. Esse desejo nasceu quando observamos a sociedade e vemos casos de injustiças ou quando sentimos vergonha por tantos casos de corrupção no nosso país. Desejo ajudar os outros, de fazer algo em prol de uma sociedade melhor”, ressaltou.

Sobre a visita à UFT, Renata esclareceu que esse momento faz com que os alunos que estão indecisos sobre qual curso escolher tenham mais subsídios para fazer suas escolhas.

A estudante Tarcila de Souza, 20 anos, está concluindo o ensino médio por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e falou da sua rotina de estudos. “Quero aproveitar as oportunidades que a escola me oferece. E com o objetivo de me preparar e estudar mais, fiz a inscrição para participar dos concursos da Polícia Militar e da Câmara Municipal”, enfatizou. Tarcila veio do Pará há dois anos e disse que, no Tocantins, encontrou oportunidades para sonhar e concretizar seus anseios.

O estudante Marcos Pumucena, 17 anos, disse que gostou de conhecer a UFT. “Participar dessa visita à UFT nos dá aquele vigor para continuarmos estudando e para nos esforçarmos mais”, comentou.

Maria Gilda Carvalho é coordenadora de apoio na Escola Estadual Beira Rio, foi uma das professoras que acompanhou esse projeto de interação entre aluno e universidade. “Essa foi uma excelente ideia para ajudar os estudantes que ainda estão indecisos quanto aos cursos ou a carreira que desejam seguir após a conclusão do ensino médio”, frisou.

Visitas

Na UFT, os alunos conheceram a sala de redação e o estúdio da Rádio UFT FM e laboratórios de Ciências como o de patologia, de microbiologia, tiveram a oportunidade de conversar com os professores e estudantes universitários. Como também de conhecer alguns cursos oferecidos pela Universidade Federal do Tocantins.

“Aqui, os alunos conheceram a dinâmica, o dia a dia da universidade. E isso é diferente de apenas apresentarmos os cursos. A visita proporcionou esse conhecimento a mais”, explicou Kleber Abreu Sousa, diretor de Comunicação da UFT.

A professora Cibele Aparecida Martins, técnica de Currículo de Ciências da Natureza da Diretoria Regional de Educação de Palmas, que também foi professora na Escola Maria dos Reis, acompanhou os alunos e contou que visitas como essa ajudam e muito os alunos a acreditarem nos seus sonhos. “Esse é o incentivo que os estudantes precisavam, eles passam a ter foco e a ter um novo olhar para os estudos”, comentou Cibele.