Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

O Corpo de Bombeiros Militar, por meio da 3ª Companhia de Paraíso do Tocantins foi acionado na noite desse domingo, 18, às 20h48min, para atender ocorrência de engasgamento de uma criança, no Setor Pouso Alegre. O pequeno João Victor, de apenas 12 dias de vida, engasgou-se com o próprio leite materno, logo após a amamentação.

O sargento Hugo Alessandro Silva Fernandes, bombeiro que prestou o atendimento, via telefone, no Centro de Operações do Corpo de Bombeiros (COCB) de Paraíso, declarou que o solicitante e primo do pai da criança, Renato Maciel Bandeira, foi orientado a colocar a criança por sobre o braço, apoiando a cabeça voltava para baixo e com os dedos abertos, fazendo abertura das vias aéreas, e dando leves tapinhas nas costas entre as escápulas, na tentativa de desobstrução.

Ainda sem sucesso, Renato que estava repassando as informações para a mãe de João Victor, Rafaela Dias de Souza, foi orientado, ainda, a fazer respiração de emergência na boca e nariz da criança com a boca. Desta vez, a criança espirrou e chorou, saindo secreção das vias aéreas.

“Saliento que crianças em fase de amamentação, após serem alimentadas, devem ser colocadas para arrotar, isso evita o ar acumulado no estômago retornar líquido pelas vias respiratórias e ainda fazendo com que, ao respirar, o leite pode parar nos pulmões e cause assim o afogamento”, explicou o sargento Fernandes dizendo que os pais da criança se comprometeram a levar a criança ao hospital para uma melhor avaliação com um médico.

Na manhã dessa segunda-feira, 19, os bombeiros foram até a residência da família, conheceram João Vitor e constataram que mãe e filho passam bem.