Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Ademir dos Anjos
  • Carlesse comemora posse como governador interino
  • Governador interino se emocionou ao discursar na tribuna
  • Mauro Carlesse, governador interino, e Luana Ribeiro, presidente da Assembleia Legislativa.

Mauro Carlesse (PHS) é o novo governador interino do Estado do Tocantins. Ele tomou posse na noite desta terça-feira, 27, durante sessão solene na Assembleia Legislativa. A sessão ocorreu imediatamente após Mauro Carlesse ser comunicado oficialmente pelo Tribunal Regional Eleitoral de sua substituição ao ex-governador Marcelo Miranda, cassado na última quinta-feira, 22.

Ao tomar posse Carlesse discursou e se emocionou na tribuna. O governador afirmou que todas as ações do governo em andamento serão mantidas e incrementadas. “Quero ser o motor desse novo tempo”, declarou.

Carlesse disse ainda que sua gestão será pautada pelo municipalismo, fazendo, segundo ele, com que as políticas públicas do governo cheguem a todos os municípios. “Sem nos esquecer das realizações do passado, faremos política de olho no futuro. Hoje quero inaugurar um Tocantins de amor ao próximo, respeito às diferenças e integração dos municípios. A partir de agora inicia-se a era do municipalismo. Seja bem vindo ao novo Tocantins”, disse.

Após ler o texto preparado por sua assessoria, Carlesse se dirigiu ao público com suas próprias palavras. “Hoje, como governador interino, quero continuar essa união junto com os deputados. Precisamos da união de todos e pacificar este estado politicamente”, afirmou o governador.

Nova Presidência

Na mesma sessão solene que deu posse a Mauro Carlesse como governador interino do Estado do Tocantins aconteceu a transmissão do cargo de presidente da Assembleia Legislativa para a deputada estadual Luana Ribeiro (PR) que ocupava o cargo de 1ª vice-presidente da casa.

Luana também discursou, agradeceu a todos e lembrou de seu faclecido pai, senador João Ribeiro, que a influenciou e incentivou a entrar na política.

Luana é a primeira mulher a assumir a presidência da Assembleia Legislativa do Tocantins.

Perfil

Mauro Carlesse nasceu no município de Terra Boa, Paraná. No Tocantins, ocupou-se como empresário e agropecuarista. Iniciou a carreira política ao se filiar ao Partido Verde (PV) em 2011, quando então já exercia a presidência do Sindicato Rural de Gurupi. Foi candidato a prefeito daquela cidade nas eleições de 2012. Em 2013, filiou-se ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e candidatou-se a deputado estadual em 2014, conquistando uma vaga para a 8ª Legislatura.

Assumiu em 2016 a presidência da Executiva Estadual do PHS (Partido Humanista da Solidariedade)