Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Ademir dos Anjos

Em um evento lotado de autoridades políticas e administrativas, produtores rurais, representantes de entidades, associações e da sociedade civil, no Palácio Araguaia, o governador do Tocantins, Marcelo Miranda (MDB), lançou nesta segunda-feira, 16, a 18ª Edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) e o programa Terra Forte, que possibilitou a entrega tratores para diversos municípios do Estado.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual recebeu diversas demonstrações de apoio dos presentes. Nessa terça-feira, 17, será julgado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um recurso do governador que foi cassado e se encontra no cargo por força de uma decisão liminar do ministro Gilmar Mendes.

“Eu avalio essa situação que colocaram o Estado como lamentável. Eu torço para que o governador Marcelo Miranda conclua o seu mandato. Essa é a minha esperança como cidadão tocantinense e como senador que representa o Tocantins”, disse o senador Ataídes de Oliveira (PSDB), que prestigiou o evento.

Para o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e prefeito do município de Pedro Afonso, Jairo Mariano, o Judiciário deveria ser mais célere no julgamento de ações que envolvam os políticos. “Esse é um processo de extrema deficiência administrativa que se espalhou pelo Estado todo. Nós consideramos que não é bom para o Tocantins, não é bom para os municípios. É importante que esse tipo de ação sempre seja vista pelo Judiciário no início das gestões, quando ainda está em processo de transição do período das eleições até a posse. Esse tipo de ação, neste momento, só atrapalha o Estado”, afirmou.

A deputada federal e primeira-dama, Dulce Miranda, falou do apoio que o governador tem recebido de diversos segmentos da sociedade. “Eu sempre digo que, quando nós trabalhamos com união e fé em Deus, tudo flui naturalmente. O que nós estamos vendo aqui hoje é mais uma vez o povo do Tocantins dizendo o seguinte: nós estamos com que é justo. Nós estamos com quem tem humildade, tem diálogo para sentar à mesa e conversar e não com aqueles que acham que são melhores que todo mundo. O que nós queremos é que seja feita a justiça de Deus e do voto popular que elegeu o Marcelo Miranda”, pontuou.

O evento contou com a presença de 65 prefeitos de vários municípios do Tocantins. Na ocasião, Marcelo Miranda disse estar confiante na Justiça e que espera continuar à frente do cargo para dar continuidade aos projetos de desenvolvimento do Estado. “Eu não tenho nenhum motivo para abaixar a cabeça. Continuarei lutando pelo nosso Tocantins e pela melhoria de vida de todos os cidadãos deste Estado”, concluiu.

Agrotins 2018

Considerada uma das maiores feiras do segmento no País, a 18ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) foi lançada pelo Governo do Estado nesta segunda-feira, 16. A feira ocorrerá de 8 a 12 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, TO-050, km 23, saída para Porto Nacional. O evento é reconhecido como o 8º mais importante do Brasil no ramo e a maior feira de agronegócios da Região Norte do Brasil.

Neste ano, o Governo pretende alcançar uma movimentação financeira em torno de R$ 700 milhões. A estimativa de público é que supere a de 2017, que foi de cerca de 120 mil pessoas.

Terra Forte

Destinado para incrementar a produção do segmento da Agricultura Familiar, o Governo do Estado, por meio do programa Terra Forte, entregou 94 novos tratores equipados com carreta e outros implementos para 88 municípios tocantinenses.

O investimento demandou mais de R$ 15 milhões, recursos oriundos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com contrapartida do Governo do Tocantins. Trata-se de recursos de emenda de bancada, aprovados na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2016 e empenhados em dezembro do mesmo ano.