Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A Prefeitura de Itacajá enviou nota à imprensa posicionando-se a respeito das denúncias apontadas contra o prefeito Cleoman Correia Costa que motivaram a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) pela Câmara Municipal de Vereadores. Ainda nesta terça-feira, 24, quando a matéria foi publicada, o Conexão Tocantins tentou contato com a Prefeitura de Itacajá e com o prefeito Cleoman para apurar sua versão sobre os fatos, mas o prefeito não atendeu às ligações feitas para a sede da Prefeitura e para seus telefones pessoais.

A resposta que chegou por nota diz que a administração do município recebeu com surpresa a instauração da CPI. Segundo a prefeitura, os vereadores teriam conhecimento de como a atual administração recebeu a estrutura da prefeitura, “sucateada e afundada em dívidas,” diz a nota.

O atual prefeito tomou posse no dia 1º de janeiro de 2018. Ele foi eleito em pleito suplementar realizado em 3 de dezembro de  2017 após a cassação do diploma do ex-prefeito Manoel Pinheiro dos Santos (PSDB,) que teve as contas da administração rejeitadas.

Cleoman atribuiu a culpa por alguns dos problemas da administração na má gestão de seu antecessor. Segundo ele, o site –  e por consequência, o portal da transparência  da prefeitura – estavam inoperantes por causa de débitos deixados pela administração anterior. Por este motivo não teria sido possível disponibilizar a prestação de contas no portal nos últimos dois meses. O problema, no entanto, foi resolvido após licitação para contratar uma nova empresa para operar o sistema.

A prefeitura diz ainda que todos os processos licitatórios foram realizados pela comissão de licitação de forma legal. Sobre a medida provisória que criou cargos na administração municipal e autorizou o prefeito a contratar sem concurso público, a nota diz que este é um dispositivo legal que pode ser usado em caso de urgência e que o prefeito só fez uso deste meio após realização de estudo de  impacto financeiro. Segundo a administração, o prefeito reduziu de 9 para 7 o número de secretarias e de 16 para 8 o número de assessores do gabinete, além de reduzir o próprio salário, do vice-prefeito e de secretários e diretores.

A nota se encerra com ataques ao presidente da câmara e ex-prefeito de Itacajá, Wesley Clayton. Ele é autor do requerimento que motivou a abertura da CPI. De acordo com a prefeitura, Clayton teria deixado o município com um rombo de mais de R$ 2 milhões e a decisão de abrir a CPI seria por motivação política.

Entenda

A Câmara Municipal de Vereadores de Itacajá aprovou por unanimidade a abertura de uma CPI para investigar o prefeito Cleoman Correia Costa. Segundo o presidente da câmara, vereador Wesley Clayton, as denúncias foram feitas pela população da cidade que procurou os vereadores para que tomassem uma medida.

Na CPI o gestor será investigado pela omissão de informações referentes à prestação de contas no portal da transparência do município, além de supostas fraudes em licitações e por contratar servidores sem concurso público, através de medida provisória e sem autorização da câmara.

Confira abaixo, em anexo, a nota na íntegra.