Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Realizada na manhã desta terça-feira, 8, a operação “Ostentação” tem como objetivo desarticular uma quadrilha especializada em crimes cibernéticos. A operação é uma ação conjunta das Polícias Civis do Tocantins e Goiás.

Foram expedidos em ambos os estados cinco mandados de prisão temporária, sete de busca e apreensão e sete ordens de sequestro de veículos de luxo, bem como de imóveis.

Também foi bloqueado o valor de R$ 1 milhão nas contas bancárias dos investigados.

A investigação teve início após a constatação de que clientes em 23 Estados do país tiveram suas contas bancárias invadidas e os valores furtados para realizações de transações ilícitas, consubstanciadas em diversos pagamentos e transferências em nomes de terceiros, destacando-se boletos de tributos, a exemplo de ICMS e IPVA.

A polícia estima que o prejuízo foi de aproximadamente Rnt milhão, sendo que os investigados movimentavam valores que podem ultrapassar 10 milhões de reais, considerando os altos valores transacionados em moeda virtual.

Os bandidos obtinham os dados bancários dos clientes com a utilização de máquinas virtuais em serviços de nuvens, com servidores instalados dentro e fora do país e através de softwares maliciosos, que possivelmente infectavam os dispositivos utilizados pelas vítimas para acessarem o internet banking.

De acordo com a polícia, a ação tem o apoio da Diretoria de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança, responsável pelo processamento e difusão dos elementos iniciais de informação que deram origem a investigação. Além disso, a operação contou com o apoio de mais de 60 policiais civis, reunindo a Polícia Civil do Tocantins, Diretoria de Inteligência do Ministério Extraordinário da Segurança Pública e Polícia Civil.