O Estado do Tocantins foi beneficiado com cinco veículos-cela tracionados, que foram doados pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão vinculado ao Ministério Extraordinário da Segurança Pública. Os veículos foram doados para reforço à segurança e ao transporte de presos.
Outros 20 entes federativos também ganharam, totalizando 59 veículos entregues na última quinta-feira, 10. Os recursos utilizados são do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) e estavam previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA). Cada veículo transformado custou R$ 294 mil.
A entrega aos representantes dos estados ocorreu em São José dos Pinhais, no Paraná, onde fica o pátio da empresa fabricante Eurolaf Sul Veículos Especiais. A entrega ao Tocantins foi feita ao superintendente do Sistema Penitenciário do Estado, Hélio Marques. “Essa frota vem somar no trabalho de transporte de reeducandos e na qualidade do serviço que prestamos, pois certamente nos tornará mais ágeis em logística”, disse.
Adaptados para o transporte de presos, os modelos Ford F4000 4x4 foram adquiridos somente com a cabine simples e totalmente customizados para uso em terrenos de difícil acesso, como é o caso da região do Jalapão, no Tocantins. Para isso, foi projetado um baú que possui compartimento cela com capacidade para oito presos. Outro compartimento foi construído para a equipe de escolta, com lugar para quatro agentes penitenciários.
Três microcâmeras do tipo CCD captam imagens com alta definição, permitindo visualização mesmo com 0% de luminosidade. Uma delas fica na parte traseira superior externa com visão para a retaguarda. Outras duas permitem enxergar todos os presos, separados por uma divisória metálica, acomodados nos dois compartimentos cela.
Os veículos possuem ainda faróis de milha, guincho elétrico para auxílio em atolamentos, snorkel para auxiliar a manter o funcionamento do motor em vias alagadas e pneus de uso misto. Também foi instalado ar-condicionado para todos os ocupantes, intercomunicador entre os compartimentos, sinalizadores de emergência, sensor de estacionamento e sensor de portas abertas.
O diretor-geral do Depen, Carlos Felipe Alencastro F. de Carvalho, explicou que essa é uma demanda antiga, pois muitos presídios do país têm acesso por estradas não pavimentadas, cujas condições variam devido às chuvas. “Numa situação de atolamento, por exemplo, não é possível desembarcar presos para facilitar a retirada do veículo sem comprometer a segurança da escolta. Este veículo tem maior capacidade de tráfego em situações extremas, operando com sucesso onde os furgões comuns para transporte de presos não tinham êxito”, explicou.
Estados Contemplados
Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Tocantins.