Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Lourenço Bonifácio As equipes formadas são oriundas de 26 órgãos estaduais e federais As equipes formadas são oriundas de 26 órgãos estaduais e federais

A força-tarefa do Governo do Tocantins de combate a incêndio realiza na próxima segunda-feira, 18, uma operação de prevenção em quatro municípios do interior: Almas, Paranã, Ponte alta e Mateiros. O objetivo é percorrer a zona rural destas cidades para sensibilizar os produtores rurais em relação ao uso do fogo.

O cronograma de ações teve início com o Dia D, em Palmas, nesta última quarta-feira, 13. As equipes formadas são oriundas de 26 órgãos estaduais e federais, que estiveram na Serra do Carmo para alertar o período de seca que se aproxima e reforçar a importância no manejo do fogo.

No planejamento também está incluíndo mobilizações em mais seis cidades prioritárias: Pium, Lagoa da Confusão, Santa Rita, Formoso do Araguaia, Rio Sono e Lizarda. A lista com os 11 municípios foi feita com base nas informações do Instituto nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe). O relatório diário mostra os municípios do Tocantins que mais apresentam focos de incêndios.

Além do trabalho em campo, o Governo do Tocantins, via Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) vai contratar brigadistas. A atuação inicia a partir do mês de agosto e segue até o mês de outubro, período crítico de estiagem no estado.

Para o secretário da Semarh, Leonardo Cintra, o Governo iniciou a execução em campo com o objetivo de garantir que o trabalho preventivo e educativo ocorra antes do início da estiagem. “Estamos investindo na contratação de brigadistas, em tecnologia, educação ambiental e precisamos que a população faça a parte dela. A maioria dos incêndios é provocada pela ação humana, então é importante essa sensibilização em relação ao perigo do uso do fogo no período seco”, ressalta o secretário.

Leonardo Cintra também reforça que o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) mantém o Linha Verde 0800 63 11 55 para receber denúncias de crimes ambientais.

O superintendente Estadual da Defesa Civil, tenente coronel Geraldo da Conceição Primo, que está à frente da organização das equipes pontuou a importância de antecipar o trabalho em campo. “O dia D é uma ação de sensibilização e orientação dos benefícios da preservação do meio ambiente, dos prejuízos em relação aos incêndios florestais e como agir preventivamente para evitá-los nas propriedades”, afirma. O superintendente pontuou também sobre os impactos na saúde em relação as queimadas e sobre as implicações da utilização do fogo sem autorização dos órgãos competentes.

O comboio, em Palmas, contou com 26 veículos integrados ao Comitê do Fogo, tendo mais de 50 servidores envolvidos em campo. Ao todo cobriram dez áreas no entorno da cidade, cada equipe com sua rota específica de execução.

Ação para o dia D

São 26 órgãos comprometidos para cumprir o Plano de Ação de 2018, antecipando o Combate a Incêndios que se intensificará a partir do mês de agosto e seguirá até o mês de outubro: Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, Secretaria Estadual da Cidadania e Justiça (Seciju), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Agência Tocantinense de Transporte e Obras (Ageto), Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Fundação Nacional do Índio (Funai), Exército Brasileiro, Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Polícia Ambiental, Defesa Civil Municipal de Palmas, Guarda Metropolitana, Corpo de Bombeiros, Ministério Público Estadual, Instituto de Terras do Tocantins (Itertins); e Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet), Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo (Cemaf), Comitê Estadual de Combate a Incêndio Florestal e Controle de Queimadas no Estado do Tocantins (Comitê do Fogo), Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas, Ministério Público Estadual(MPE), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins(Adapec), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte, Associação Tocantinense de municípios (ATM).