Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Eidimarques Vaz

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, promoveu na última quarta-feira, 13, o primeiro encontro entre os grupos de idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Porto Nacional e do município de Lajeado. A ação faz parte de uma grande mobilização do Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

O evento teve início pela manhã em frente à praça matriz da Catedral Nossa Senhora das Mercês, onde um grupo de idosos do CRAS de Lajeado, acompanhados pelo secretário Municipal de Assistência Social, Kaio Leite e do coordenador Anselmo Martins, foram recepcionados pelo prefeito Joaquim Maia a primeira-dama Aline Maia e a secretária da Assistência Social de Porto Nacional, Verônica Fontoura. A recepção foi feita ao som da Banda da Guarda Municipal Mestre Adelino.  Foi servido um café da manhã na sede do seminário São José.

Caminhada e conscientização

Juntaram-se aos idosos de Lajeado, os grupos dos CRAS União e Esperança; NAS Escola Brasil, Luzimangues e Pinheirópolis; e do CEACDAN (Ceacdan - Centro de Ação Comunitária Dom Alano du Noday) em uma caminhada pelo Centro Histórico de Porto Nacional com faixas e cartazes alusivas ao dia 15 de junho. Em seguida eles tiveram um dia de lazer e entretenimento num clube da cidade.

O prefeito Joaquim Maia enfatizou a importância do trabalho realizado com os grupos de idosos dos centros de convivências de Porto Nacional e a integração com o município de Lajeado.

“Temos o compromisso muito forte de ampliar e auxiliar o trabalho desenvolvido em nosso Município junto aos nossos centros e espaços de convivência. A Secretária Verônica tem trabalhado muito e se empenhado ao máximo para podermos oferecer uma atenção especial aos nossos idosos. Temos um compromisso acima de tudo em cuidar do ser humano em sua totalidade e esse passeio integrador junto com a cidade de Lajeado nos dá essa possibilidade de somarmos forças”, pontuou Joaquim.

A secretária da Assistência Social, Verônica Fontoura, frisou a importância de momentos que resgatem o convívio coletivo entre os grupos de idosos.

“Este encontro entre os nossos grupos de idosos proporcionam um grande momento de interação social e o resgate do convívio coletivo. São ações como estas que os nossos idosos conseguem se conhecer, estreitar o relacionamento de amizade e saírem da rotina diária, além de possibilitar as melhorias na qualidade de vida o fortalecimento de vínculos e a própria autoestima de cada um dos integrantes”, destacou.