Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Desde 2013, Araguaína já recebeu mais de 565 quilômetros de rede de esgoto

Desde 2013, Araguaína já recebeu mais de 565 quilômetros de rede de esgoto Foto: Marcos Filho Sandes

Foto: Marcos Filho Sandes Desde 2013, Araguaína já recebeu mais de 565 quilômetros de rede de esgoto Desde 2013, Araguaína já recebeu mais de 565 quilômetros de rede de esgoto

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Vigilância Sanitária, realiza a fiscalização de fossas cheias ou sem a vedação necessária para evitar acidentes. O trabalho de orientação é feito a partir da apuração de denúncias feitas pelos próprios moradores.

De acordo com o coordenador municipal da Vigilância Sanitária, Cláudio Aguiar, se o proprietário de uma fossa notar que ela está muito cheia, é necessário realizar o esvaziamento. “Precisa acionar o limpa-fossa imediatamente. Quando recebemos denúncia, vamos até o local orientar o proprietário, que tem 24 horas para realizar a limpeza. Caso não seja feita, é aplicada uma multa, visto que é crime de saúde pública e ambiental, o valor da multa varia em cada caso abordado”.

Saneamento Básico

O coordenador acrescenta que já diminuiu consideravelmente o número de problemas com fossas em Araguaína, com o trabalho de Saneamento Básico em implantação. “Foram resolvidos problemas crônicos que afetavam a população, principalmente na Vila Aliança, São João e Centro, onde havia muitas fossas”.

Desde 2013, Araguaína já recebeu mais de 565 quilômetros de rede de esgoto. Na primeira etapa, foram 22 setores beneficiados: Vila Couto, Topázio, Imaculada Conceição, Jardim Siena, Vila Aliança, Senador, Jardim América, Dona Nelcia, Rodoviário, George Yunes, Anhanguera, Martin Jorge, São Miguel, Jardim das Palmeiras, Cruzeiro, São Pedro, Jardim Esplanada, Parque do Lago, Lago Azul 1, 3 e 4.

Nesta segunda etapa, em andamento, estão sendo atendidos os bairros: Vila Azul, Vila Norte, Araguaína Sul, São João e Centro. Com isso, a cidade já ultrapassa 36% do esgoto ligado à rede coletora. 100% do esgoto coletado é tratado antes de ser resolvido à natureza.

Fossa ecológica

Uma das dicas para a população é sobre a implantação do tipo correto de fossa. A fossa ecológica que é um sistema de tratamento de esgoto, no qual é feita a separação e transformação de matéria orgânica contida no esgoto.

A prefeitura disponibiliza um panfleto que explica como fazer uma fossa ecológica que é um sistema de tratamento correto, no manual a população tem o passo a passo como fazer.

O manual pode ser obtido na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, localizada à Avenida José de Brito, nº 728, e também está disponível no site da Prefeitura (www.araguaina.to.gov.br).

Denúncias

A população pode continuar colaborando por meio de denúncias anônimas na Vigilância Sanitária  e Secretaria do Meio Ambiente.