Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Dornil Sobrinho

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), foi selecionada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins (Consems/TO) para participar da “15º Mostra Brasil Aqui tem SUS”, que acontece durante o XXXIV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. O evento é um espaço para apresentação de ações exitosas desenvolvidas pelos Municípios para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

O evento ocorrerá de 25 a 27 de julho, em Belém, capital do Estado do Pará.

Com duas experiências desenvolvidas na rede pública de saúde, o Município vai apresentar os trabalhos: “Caravana da Saúde: Um jeito diferente de ofertar o acesso à saúde à população do campo”, e “Diagnóstico Situacional: Uma ferramenta que potencializa o planejamento e execução das ações e cuidado nas equipes de estratégia de saúde da família”. Esta última está no cadastro reserva para concorrer às vagas que o Estado está tentando ampliar e levar para o congresso. Ambos são de autoria da secretária municipal da pasta, Anna Crystina Brito e da diretora da Atenção Básica do Município, Maria Dilce Wânia Rodrigues.

Caravana da Saúde

A secretária, Anna Crystina, explicou que a Caravana da Saúde leva estrutura para cuidar das pessoas que moram na zona rural.  “É um jeito diferente de ofertar o acesso à saúde da população do campo, um projeto audacioso em que a gente cuida das pessoas dos assentamentos, chácaras e fazendas”, comentou Anna.

De acordo com a secretária, o Município, por meio da secretaria da Saúde, tem dados quantitativos e qualitativos que mostram o resultado eficaz da Caravana, conforme a identificação de diagnóstico precoce de algumas doenças tratadas em tempo mais oportuno. “Acreditamos que o grande diferencial do projeto foi termos aumentado consideravelmente o acesso da população do campo ao serviço de saúde, não só dos serviços de tratamento e reabilitação, mas principalmente das ações de prevenção e promoção da saúde”, destacou.

Diagnóstico Situacional

Já o diagnóstico situacional potencializa o planejamento e execução das ações e cuidados das equipes de estratégias de saúde da família. “A gente fez um diagnóstico para exatamente planejar e organizar o trabalho das equipes”, detalhou a secretária da Semus, Anna Crystina Brito Bezerra.