Estado

Foto: Divulgação

O trabalho realizado à frente da execução penal no Ministério Público Estadual (MPE) foi motivo de homenagem do Conselho Estadual sobre Drogas (Conesd/TO) ao promotor de justiça Alzemiro Wilson Peres Freitas, que recebeu o título de Conselheiro Honorário do Conesd, nessa quarta-feira, 27, em Palmas.

O empenho e a dedicação do promotor de justiça ao Conselho também foram destacados. Alzemiro ainda foi homenageado com agradecimento impresso no relatório de atividades do Projeto “Acredito” apresentado durante encontro do Conselho na sede da Defensoria Pública do Estado (DPE).

O relatório, referente ao primeiro semestre de 2018, mostrou as principais ações desenvolvidas na quadra 1206 Sul, onde mais de 2500 pessoas participaram do Projeto. O bairro foi escolhido por ser considerado crítico em relação à criminalidade, segundo levantamento do Sistema Integrado de Operações (Siop).

Projeto

O Projeto tem como foco de reduzir a criminalidade por meio da prevenção, conscientização e combate do combate às drogas. É realizado pelo Conselho, em parceria com o MPE, Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), DPE, Polícia Militar (PM) e Polícia Civil.

O Projeto “Acredito” foi lançado oficialmente em agosto de 2017, na sede do MPE, com base na Política Nacional sobre Drogas, disposta na Lei Nacional 11.343 de 23 de agosto de 2006, com ações desenvolvidas nos eixos de prevenção, tratamento e reinserção social.

Encontro

O encontro contou, ainda, com representantes do governo do Tocantins, Comunidade Terapêutica Leão de Judá, Conselho Regional de Medicina (CRM/TO), Fundação Municipal de Juventude, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), Polícia Militar do Tocantins e Prefeitura Municipal de Palmas, dentre outras.