Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação Secretário da Semarh, Leonardo Cintra (C), defende fortalecimento dos CBH's. Secretário da Semarh, Leonardo Cintra (C), defende fortalecimento dos CBH's.

Comitiva do Tocantins participa até sexta-feira, 24, do XX Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), em Santa Catarina. A comitiva é formada por 50 integrantes que fazem parte de cinco Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH) e técnicos do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e da Secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).  O evento este ano tem como tema O Futuro da Água – Desafios dos Comitês na Terceira Década da Política Nacional de Recursos Hídrico.

O Comitê de Bacia Hidrográfica é formado por representantes de usuários da água, sociedade civil organizada e poder público, num processo de estruturação democrático e transparente. Atualmente, no Tocantins, existem cinco CBHs instalados: Comitê de Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso; Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Lontra e Corda, Comitê da Bacia Hidrográfica Manuel Alves da Natividade e Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza.

A bacia do rio Palma deve ser contemplada com o sexto comitê do Estado. O processo encontra-se em fase de mobilização para criação. Cada CBH instalada no Tocantins é fruto do trabalho de descentralização realizado pelo Governo, por meio da Semarh.

O secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Leonardo Cintra, que está à frente da comitiva no XX Encob, disse que o objetivo da participação é fazer com que os membros dos CBH’s tenham oportunidade de conhecer de perto as ações que estão sendo realizadas em outras unidades federativas. “É o momento para identificarmos as oportunidades e desafios para assim fortalecermos a gestão integrada das águas, sempre de forma participativa e com sustentabilidade para garantir quantidade e qualidade dos recursos hídricos”, ressaltou.

O Encob 2018 é realizado pelo Fórum Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, Agência Nacional de Águas e o Governo do estado de Santa Catarina. A participação no evento é gratuita.