Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Enquanto vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), o prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, participa nesta quarta-feira, 29,  em Montevideo, Uruguai, do Congresso Flacma: Políticas de Acordos para o Desenvolvimento Econômico, Cultural e Político das Regiões. Mariano está acompanhado dos prefeitos Adriano Morais (São Sebastião do Tocantins), Ailton Francisco (Presidente Kennedy), Fernandes Martins (Figueirópolis) e Marlen Ribeiro (São Félix do Tocantins).

Segundo os organizadores, o objetivo do congresso é consolidar uma representação continental mais forte e inclusiva com impacto real sobre as políticas públicas no continente, além de acordar um plano de ação anual e delinear um portfólio de iniciativas que a Flacma defenderá nos próximos anos. Federação Latinoamericana de Cidades, Municípios e Associações, a Flacma é uma espécie de organismo internacional que defende os interesses locais e a autonomia dos entes municipais na América Latina.

Além disso, o encontro busca construir pontes de cooperação e relações de trocas entre as autoridades locais. No Congresso, os prefeitos discutem os Planos de Desenvolvimento Territorial e Urbano, e participam também do encontro da Cúpula Hemisférica de Prefeitos e Governos Locais, encabeçado pela Flacma.

Jairo Mariano comenta a participação dos prefeitos tocantinenses no encontro. “Estamos aqui para conhecer os projetos de inovação executados nos municípios latinos americanos e para construir modelos de gestão a serem aplicados em nossas cidades”, disse. Esse é o segundo encontro internacional de autoridades latinas americanas que prefeitos do Tocantins participam. O primeiro ocorreu em agosto de 2017, na cidade de Pachuca, no México.

O congresso segue até essa sexta-feira, 31.