Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Cena do filme O Menino Leão e a Menina Coruja

Cena do filme O Menino Leão e a Menina Coruja Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Cena do filme O Menino Leão e a Menina Coruja Cena do filme O Menino Leão e a Menina Coruja

Com número recorde de inscrições, o Festival Chico divulgou na última sexta-feira, 7, os filmes selecionados para as Mostras da 13ª edição do festival. Serão 48 filmes exibidos, com mais de 700 minutos de histórias contadas na telona, no período de 25 a 29 de setembro, no Cine Cultura, em Palmas/TO.

Serão 10 filmes exibidos na Mostra Tocantins, 15 na mostra Brasil, 12 na Mostra Regional e 11 filmes na Mostra Infâncias. A programação do festival é totalmente gratuita e será divulgada em breve no site: www.festivalchico.com. Além da exibição de filmes o Chico 2018 contará com bate papos e painéis com pesquisadores e produtores nacionais e regionais de audiovisual.

Edu Fernandes, um dos curadores do Festival Chico, disse ter ficado honrado em participar desse processo. “Foi com muita honra que recebi o convite de participar da comissão de curadoria do Chico em uma edição tão especial, de resgate de uma importante janela para o cinema na região Norte. Pelas inscrições, percebi que o cinema estava carente do Chico, pois uma produção muito diversa está interessada em ser exibida para o público do Tocantins”.

Sobre o processo de seleção dos filmes para essa edição, Edu afirmou que a reflexão social estará presente nas mostras. “Com muitas opções valiosas, tentamos dar um panorama da pluralidade de vozes que o cinema brasileiro contemporâneo abarca, com debates de questões muito relevantes na pauta de reflexões sociais atuais”, concluiu.

A 13ª edição do Festival Chico é realizada pelo Fundo Nacional de Cultura e Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC), sendo co-realizado pelo Centro de Imagem e Som (CIM). É realizado e produzido pela Jubalina Produções com produção associada de Produza Studio Criativo. Conta ainda com os apoios da Fundação Cultural de Palmas (FCP), Mistika Post, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Serviço Social do Comércio do Tocantins (Sesc), MZN Filmes, Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste (CONNE), Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Secretaria de Estado da Comunicação Social. 

Premiação

Os filmes ganhadores indicados Melhor Edição. Além da premiação com o troféu, o Júri Técnico concede o Prêmio Especial ao Melhor Filme da Mostra Tocantins, destinado ao produtor do filme, com uma Residência Artística Internacional em festival de cinema realizado na América Latina em 2018. Este Júri também concede à Mostra Brasil o Troféu Chico 2018 para o Melhor Filme desta categoria junto à Residência Artística Internacional, sendo esta destinada ao Produtor ou Diretor do filme. A empresa Mistika Post oferecerá um prêmio especial para o Melhor Diretor do Tocantins, sendo R$ 4 mil em serviços de pós-imagem.

O Júri Popular, constituído pelo público espectador, escolhe o Melhor Filme em todas as mostras: Mostra Brasil, Mostra Tocantins, Mostra Infâncias e Mostra Regional. Os filmes com maior número de votos em cada exibição serão premiados com o Troféu Chico 2018.

Confira abaixo a relação dos filmes selecionados: 

Mostra Brasil (15 filmes, 178’)

Afronte (DF)

Anamnese (RJ)

Arara: Um Filme sobre um Filme Sobrevivente (MG)

Carne (RJ)

Cabra Fêmea (BA)

Casa Cheia (PE)

Close (CE)

Demônia – Melodrama em 3 Atos (SP)

Entre Sós (RS)

Estamos Todos Aqui (SP)

Lésbica (BA)

Nascida para Matar (SP)

Nomofobia (PB)

Nós por Nós (DF)

Um Filme de Baixo Orçamento (SP)

Mostra Regional (12 filmes, 147’)*

Até que a Última Luz se Apague (AM)

Canção do Amor Perfeito (PA)

Não Falo com Estranhos (BA)

Nenúfares (CE)

O Tesouro de Cavendish (RN)

Piracema (TO)

Rotina e Depressão (TO) 

Ruas de Rio (AM)

Só na Legenda (MA)

Três (DF)

Voyeur (GO)

Vento Menino (MA)

Mostra Infâncias (11 filmes, 184’)

A câmera de João (GO)

A Fuga (SP)

Cadarço (SP)

Manche (SP)

Meu Pequeno Herói não Sabe Voar (SP)

Os Guerreiros da Rua (PE)

O Menino do Dente de Ouro (RN)

O Menino Leão e a Menina Coruja (DF)

Quatro Estações (SC)

Vai que É Sua Tafarinha (AM)

Xavier (SP)

Mostra Tocantins (10 filmes, 174’)

A Massa que Faz o Pão

Fuga

Gigantes de Palmas

Labirinto de Papel

Menina Bonita de Trança

Mulher Guerreira

No Avesso da Noite

O Espetáculo das Américas

Olhai por Nós

Tá Longe